A trajetória do parlamentar que uniu juventude e produtividade, conquistou o apoio de Lula e agora desponta como o nome do PT para a chapa de Hana Ghassan.
Dirceu Ten Caten é natural de Marabá, sudeste do estado, nascido em 1989, formado em Direito pelo Cesupa (Centro Universitário do Estado do Pará), Pós-Graduado em Direito Público pela LFG e em Gestão de Políticas Públicas pela Unicamp/SP.
Trajetória política começou ainda com 14 anos de idade na pastoral da juventude em Marabá, com 15 foi coordenador regional da JCSP (Juventude Cabocla Socialista do Pará), em 2012 fundou a Cajum (Casa da Juventude de Marabá), ONG que fez um trabalho social de captação profissionalizante da juventude do município e região.
Aos 24 anos, 2014, se elegeu deputado estadual com 32.930 votos. Em 2018, reeleito com 59.600 votos. No pleito de 2022, Dirceu Ten Caten conquistou 66.397 votos, sendo eleito para um terceiro mandato.
O parlamentar petista que conta com o apoio político do presidente Lula é líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Presidente da frente parlamentar da juventude e vice-presidente da comissão de educação da ALEPA.
Em 2025, eleito como um dos parlamentares mais influentes da Alepa em levantamento realizado pela TN Braasil TV. De igual modo considerado “Um dos Melhores Parlamentartes do Ano”, Prêmio Alepa Em Foco. Em 2015 recebeu o prêmio de “Deputado Revelação” pela TV Bandeirantes, em 2016 recebeu um prêmio de âmbito nacional pela “Revista Destaques e Negócios”, sendo considerado uma das maiores lideranças políticas em ascensão em todo Brasil, e em 2017 foi considerado umas das 50 personalidades mais influentes de todo o estado do Pará pela revista “Bancada News”. Dirceu também foi condecorado com a comenda do “Mérito Legislativo” da ALEPA, e com a “Medalha Paulo Frota” em reconhecimento a sua luta em defesa dos direitos humanos no Pará.
Um dos parlamentares mais produtivos da política paraense, teve seu nome indicado pelo PT para ser vice-governador na chapa ao lado de Hana Ghassan (MDB).