“A Sombra de Stalin” narra a história real do jornalista Gareth Jones que viajou para à União Soviética e relatou a fome que massacrava o povo na Ucrânia-Soviética entre 1932 e 1933, conhecida como Holodomor, ou a grande fome, que ceifou entre 3 a 7 milhões de ucranianos.
O fato hoje reconhecido como genocídio contra o povo ucraniano, era o oposto do discurso de Josef Stalin e de seu governo de terror, que anunciava ao mundo que a prosperidade havia alcançado os soviéticos.
Em 1935 Gareth foi sequestrado e depois de inúmeras tentativas de liberta-lo, seu corpo foi encontrado com três perfurações de bala. A suspeita do assassinato, um dia antes de Garth completar 30 anos, recai sobre a polícia secreta dos soviéticos, o NKVD (Comissariado do povo para assuntos internos).
O filme é sensacional e nos remete aos horrores que as nefastas ideologias extremistas de esquerda ou direita pode conduzir a humanidade.
“Guardando as devidas proporções a película que pode ser assistida na NETFLIX retrata a realidade de muitos jornalistas ao longo dos tempos, que para exercerem a profissão enfrentaram os mais diversos obstáculos, a história de Gareth também é, a história do jornalismo.”
Assistir “A Sombra de Stalin” é mergulhar em um momento sombrio da história marcada pela dor, pelo pavor e pela mortes.
Como disse Ana Estela de Sousa Pinto, da Folha de S. Paulo “‘A Sombra de Stalin’ retrata crime soviético com silêncio refinado”.
A SOMBRA DE STALIN
Trailer de “A Sombra de Stalin”:
Leia mais:
- Massacre dos Porongos: a história da chacina dos soldados negros no Rio Grande do Sul(Abre numa nova aba do navegador)
- Polícia prende o Prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella(Abre numa nova aba do navegador)
- Único tetracampeão mundial, Zagallo diz: “A Seleção foi tudo na minha vida”(Abre numa nova aba do navegador)
- Lula sobre o Auxílio Brasil – ‘A medida não é eleitoral e deveria subir ainda mais’.(Abre numa nova aba do navegador)
- Danilo Oliveira irá lançar nessa sexta-feira seu mais novo vídeo clipe com influências dos anos 90 e abordando assuntos como separação familiar(Abre numa nova aba do navegador)
- Cordélia Silva: Mãe de Faustão morre aos 95 anos