Adriano Coelho, o PDT, e sua tradição de promover grandes lideres políticos no Brasil

0
Adriano Coelho, o PDT, e sua tradição de promover grandes lideres políticos no Brasil
Lideranças de hoje e de ontem do PDT no Brasil / Foto: Reprodução e ED TN

O deputado Adriano Coelho atual vice-presidente do PDT (Partido Democrático Trabalhista) no Pará, tem assumido o verdadeiro papel de líder político e partidário, contando com apoio do presidente estadual da sigla, Giovanni Queiroz, tem visitado municípios, conversado com lideranças e trabalhando para que os pedetistas exerçam com relevância o papel que a história já lhes reservou.

Falando em história os trabalhistas legaram para o país os ex-presidentes Getúlio Vargas (1882-1954) e João Goulart (1918-1976). Nessa lista ainda temos Darcy Ribeiro (1922-1997) e o grande Leonel Brizola (1922-2004), talvez a figura política mais caricata, polêmica e extraordinária da política brasileira. Nos dias atuais Ciro Gomes e o Presidente Nacional Carlos Lupi são os de maior relevância.

Agora, de olho no futuro Adriano Coelho vem conquistando espaço significativo na política paraense e regional. Sua ida ao Macapá  para participar do 4° Encontro Regional do Partido Democrático Trabalhista com o fim de debater os rumos pedetista na região norte, é uma grande sinalização da dimensão que sua liderança vem alcançando.

Para o amanhã a expectativa é de que o PDT consiga maiores resultados nas eleições de 2024 no Pará, para vereador e prefeito. Inclusive seu nome já aparece nas enquetes e pesquisas para prefeito de Belém. Além disso, se cogita também que Adriano Coelho disputará uma vaga para deputado federal em 2026.

Adriano Coelho é sem dúvida o grande nome político do PDT no Pará. Porém, as implicações de sua liderança só saberemos a partir das eleições de 2024.

Aspectos históricos e ideológicos do PTB e PDT

Depois da anistia de 28 de agosto de 1979 os trabalhistas voltaram do exílio e tentaram reestruturar o PTB. Houve disputa interna pela sigla e liderança, uns queriam Brizola, outros a ex-deputada Ivete Vargas, sobrinha-neta de Getúlio Vargas. O Tribunal Superior Eleitoral deu ganho de causa a facção de Ivete Vargas em 1980, fundando assim o atual PTB. Após o ocorrido Leonel Brizola fundou o PDT.

O PTB adotou postura diferente de suas raízes históricas se posicionando na Centro-Direita, rompendo com aspectos petebista pré-ditadura . O PDT se mantém fiel ao trabalhismo e no espectro político ocupa a Centro-Esquerda.

 

Deixe seu Comentário com o FACEBOOK: