É verdade que as eleições já terminaram, será? Falamos sobre muitos aspectos da mesma antes e depois do dia 2 de outubro, dia das eleições. Problemas de infraestrutura foram abordados, quem reunia melhor condições para governar Tailândia. Tratamos sobre segurança pública, conflitos em instituições religiosas por causa das eleições, analise política da gestão atual e comentários sobre o resultado das urnas, isso só para resumir.
Alemão
Mas, faltou um texto sobre o até então candidato a prefeito, Alemão. Embora eu tenha o entrevistado no programa de TV “SEM CORTES”. Não vou discutir o imbróglio jurídico do momento, quero só analisar o Alemão quanto campanha, o candidato.
Quando se ouvia falar em Alemão antes do período que costumamos chamar de “período político, se percebia um certo ceticismo, as vezes certa ironia como se o “candidato” fosse uma espécie de estranho no ninho, sem chance. Principalmente pelo seu jeito sisudo. Confesso que eu não acreditava.
Eleição
Quando foi dada a largada o que se viu foi uma campanha muito bem estruturada, organizada, com excelente trabalho gráfico e virtual, belas fotos e vídeos muito bem produzidos. O animador das reuniões e comícios que atende por nome de Jararaca demonstrou ser muito bom no que faz, divertido, seguro, comandou o show de forma muito eficiente. Quem for esperto vai querer ter um Jararaca do seu lado nas próximas eleições.
Alemão lutou de igual para igual contra os principais nomes, Ney da Saúde, prefeito atual, e Macarrão que desde o início todos sabiam que era o candidato a ser batido. Não desceu o nível e isso contribui muito para a ascensão que viria.
Ataques
Alemão foi alvo de grandes ataques que visavam lhe tirar credibilidade e aceitação popular. Ataques na área familiar, política e religiosa (quando falo religiosa me refiro a questão maçônica que embora não seja uma religião o senso comum a tem como tal), porém o 22 ganhou força, e aos poucos foi se formando o que passaram a denominar de “onda azul” que ia tomando proporções cada vez maiores, e nas urnas o resultado foi muito expressivo 10.548 votos ficando na frente do prefeito em exercício, Ney da Saúde.
Ao meu ver Alemão foi grande vencedor nessas eleições, pois conseguiu se projetar, demonstrou frieza e inteligência para lidar com os problemas que surgiram na campanha, souber agregar pessoas dos mais diferentes seguimentos, fez excelentes discursos (em três ocasiões o ouvi discursar, o fez bem, de forma objetiva e clara), ainda conseguiu criar uma boa identificação com a massa. Estaria surgindo em Tailândia uma referência política? O tempo dirá.
Apoio da Família
Não se pode esquecer o papel de sua esposa que demonstrou ser carismática, comunicativa, a chegada ao povo e participativa, características essenciais para uma primeira dama.
Para quem acreditava, Alemão não foi surpresa, para os céticos como eu ele foi uma grande surpresa, pelo fato de sair de um certo anonimato e ter conseguido o resultado conhecido por todos, isso prova que política não é ciência exata, ela surpreende, confirma alguns e projetam outros, e assim o fez com Alemão.
Que o futuro der as respostas que todos esperam,
Taciano Cassimiro