A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) aprovou, nesta terça-feira (20), a proposta nº 397/2021, de autoria do deputado Nilton Neves (PSD), que dispõe sobre a criação dos serviços de denúncia de violência contra pessoas idosas via número de WhatsApp.
Segundo a matéria, o serviço de denúncia contra pessoas idosas, por meio de um número específico, visa a proteção desse público por meio de ações fiscalizadoras e punitivas. As iniciativas serão promovidas pelas instituições estaduais ligadas a este tema, a partir de denúncias feitas pelo próprio idoso, vítima de violência, ou por qualquer outro cidadão que perceba indícios ou testemunhe esses atos.
“De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, em 2020, no período de janeiro a maio, foram registrados 6.821 casos de violência contra os idosos no Pará. Já em 2021, no mesmo período, foram computados 5.377 casos, indicando uma redução de 21% nos casos registrados, apesar da pandemia, porém ainda preocupante para este grupo etário, que tem crescido cada vez mais e necessita de toda proteção dos órgãos públicos e da sociedade”, destacou o autor da matéria.
Fonte: Alepa