Alepa instala Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica do Pará

0
Alepa instala Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica do Pará
Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

De iniciativa do deputado Dirceu Ten Caten, foi realizada, nesta quarta-feira (23), a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica no Estado do Pará. Iniciada às 14:30, no auditório João Batista, a mesa oficial da reunião contou também com a presença dos deputados estaduais Nilton Neves e Iran Lima, além dos presidentes dos Conselhos Federal de Farmácia, Walter da Silva; e Estadual de Farmácia, Patrick de Souza, respectivamente.

O deputado Dirceu Ten Caten lembrou que essa é a primeira Frente Parlamentar criada nessa legislatura e, com as mudança do Novo Regimento, a entidade é criada em um modelo mais democrática, com muita participação popular e, assim, poderá cumprir melhor o seu papel.

Alepa instala Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica do Pará
Deputado Dirceu Ten Caten / Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

“Com certeza vai poder fazer uma interlocução de todas as pautas da categoria com o poder público, com o Governo do Estado e com o Congresso Nacional, porque lá no Congresso Nacional que se define as Leis da categoria, pauta relacionada especificamente às profissões. Então, acho que é uma ferramenta importante, que vai dar voz, que vai dar vez a essa profissão fundamental para a saúde pública do Brasil e do Pará”, pontuou Dirceu.

Alepa instala Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica do Pará
Deputado Iran Lima / Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Iran Lima, líder do governo na Alepa, lembrou que está em aberto a discussão para a maior durabilidade das Frentes Parlamentares criadas. “Temos conversado que, para alguns deputados, as lutas são de mandato, mas para outros não, e uma Frente como essa não pode durar somente um ano, porque em um ano não se resolvem os problemas que estamos nos propondo a solucionar”, declarou.

Alepa instala Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica do Pará
Deputado Nilton Neves / Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

O deputado Nilton Neves se colocou à disposição da categoria, e reforçou a presença da bancada paraense na Câmara de Deputados, em Brasília. “Estamos juntos e vamos até o final. Temos 17 deputados federais, sendo nove do MDB, e conversamos com a maioria para marcar uma data para a ida à Brasília, para podermos fazer parceria com os parlamentares federais”, disse.

Alepa instala Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica do Pará
Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará, Patrick de Souza destaca a importância da Frente Parlamentar no trabalho de organização das reivindicações da categoria. “A Frente acaba encampando a necessidade da gente trabalhar as demandas da profissão e da assistência farmacêutica e acesso a medicamentos no estado. Então, para nós, do Conselho Regional de Farmácia, é motivo de muita alegria, porque existem muitas demandas importante”, afirma.

Alepa instala Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica do Pará
Patrick de Souza / Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Patrick ressalta que é preciso inserir o farmacêutico na atenção primária à saúde, não apenas na alta complexidade, para garantir o acesso qualificado às pessoas. “Para que a sociedade tenha acesso a medicamentos de qualidade e possam resolver os seus problemas de saúde. Seja em situações agudas ou até mesmo em doenças crônicas. Além disso, tem outras necessidades, outras demandas importantes da profissão, valorização, melhores condições trabalho, piso salarial, entre outros”, pontuou.

Walter da Silva / Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Walter da Silva, à frente da presidência do Conselho Federal de Farmácia do Pará, destaca a importância da parceria com o Legislativo para obter propostas concretas para a categoria. “A gente não pode viver distanciado dos nossos parlamentares, temos que buscar o apoio deles, tem que sensibilizá-los e mostrar propostas para a melhoria da saúde no estado do Pará, e foi isso que aconteceu hoje aqui na Alepa. Queremos recuperar algumas demandas importantes de saúde e contamos com o apoio da Frente Parlamentar”, afirmou.

Conselheira Efetiva do CRF/PA e diretora da Associação Empodera Mulher Farmacêutica, Jorgete Carneiro Chaves afirma que, no estado, aproximadamente 75% dos nove mil profissionais farmacêuticos são mulheres, enquanto que esse percentual no Brasil se mantém em torno de 70%.

Jorgete Chaves / Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

“Mesmo sendo maioria na profissão, ainda não temos um papel de destaque frente à política profissional, frente a essas lideranças, então nós fundamos a Associação Empodera Mulher Farmacêutica, para dar esse amparo, dar essa atenção diferenciada, porque infelizmente nos dias atuais a mulher ainda acaba sofrendo a questão dos assédios morais e sexuais, e não tem onde recorrer, com quem falar. E a na Associação estamos juntos tentando dar esse suporte, e somos a primeira associação de mulheres farmacêuticas do Brasil”, finaliza.

Foto: Balthazar Costa (AID/Alepa)

Com a entidade criada, os parlamentares devem abrir votação para os cargos da Frente, e em seguida abrirão os debates sobre as dificuldades da classe.

Reportagem: Natália Mello – AID – Comunicação Social
Edição: Dina Santos – AID – Comunicação Social
Fonte: Alepa