A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), por meio do Departamento de Bem-Estar Social do Poder Legislativo (DEBS), encerrou o primeiro semestre de 2023 com saldo positivo no número de atendimentos clínicos e psicológicos.
De acordo com a diretora do DEBS, Karla Lobato, o departamento desempenha um papel social de extrema importância dentro e fora da Casa Legislativa. “O Debs é o departamento de saúde da Alepa e nele temos duas divisões: a primeira na área de saúde básica, em que contamos com o serviço de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e técnicos de enfermagem, e em outra ala, contamos com o empenho dos profissionais de psicologia e serviço social” explica.
Karla destacou os feitos do departamento ao longo do primeiro semestre do ano, como as campanha de doação de sangue e de imunização. “O nosso departamento visa atender os servidores da Alepa, e ao longo do ano, realizamos campanha educativas e de prevenção de doenças, e claro, outras já institucionalizadas como as de doação de sangue e de vacinação. Também contamos com os serviços de perícias médicas e licença-maternidade para as gestantes”, destacou.
A servidora Danielle Yasmine atua como chefe do Diseg – Divisão de serviços gerais da Alepa. Segundo ela, com os excelentes serviços de saúde prestado pelo DEBS, conseguiu diagnosticar um quadro de Síndrome de Burnout. “Eu fui diversas vezes procurar os serviços de urgência e sempre falavam que eu estava com enxaqueca, estresse e me mandavam para casa. A partir daí, comecei a ser assistida pelo DEBS e achava tão bonito ver que durante meu expediente os profissionais de saúde vinham verificar minha pressão arterial, perguntavam como eu estava me sentindo. A partir daí, fui encaminhada para fazer diversos exames clínicos, foi quando fui diagnosticada com essa síndrome” conta.
Segundo Danielle, o DEBS foi fundamental para que ela fosse direcionada para seguir com o tratamento correto de saúde e assim poder trabalhar com mais disposição, e acima de tudo, com saúde. “Eu agradeço imensamente aos profissionais do DEBS, em especial a diretora do departamento, a Karla, e claro, aos profissionais que estiveram comigo e me trataram com todo o carinho e dignidade que todo ser humano merece” afirmou.
Vale ressaltar que, o número de atendimentos médicos durante o primeiro semestre de 2023 ficou em cerca de 250 ao mês, e dentre as diversas ações promovidas pelo setor podemos destacar as campanhas de doação de sangue, que apenas no último mês de junho, conseguiu coletar quase oitenta bolsas de sangue e a ações itinerantes que percorreu diversos municípios do estado levando atendimento e orientação clínica a mais de 1500 pessoas.