O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fala na manhã desta terça-feira (13) aos senadores membros da Comissão Temporária Externa que acompanha as ações contra as queimadas no Pantanal. A audiência começa às 10h.
Ricardo Salles – cuja gestão ambiental é criticada por diversos setores da sociedade brasileira e também por atores internacionais – deverá explicar as ações que a pasta tem tomado para combater o fogo – que já queimou um quarto de todo o bioma pantaneiro. O ministro também deve explicar os grandes cortes de orçamento em áreas estratégicas, como o combate a incêndios florestais em áreas de conservação federal.
Dados do INPE atualizados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que o Pantanal teve, desde o início do mês, 2194 focos de incêndio – 154 a mais que ontem. O pantanal já registrou mais focos de incêndio, esse ano (20.453), que em todo o ano de 2019 (10.025). Já a Amazônia e o Cerrado queimaram, em 11 dias deste mês, mais que todo o mês de outubro do ano passado.
Assista a audiência com Ricardo Salles ao vivo, no link abaixo:
> Conama libera queima de resíduos de agrotóxicos em fornos de cimento
> Governo autoriza emprego da Força Nacional no Pantanal sul-matogrossense
Fonte: Congresso em foco