O presidente da Câmara Federal é o terceiro na linha de sucessão presidencial, o atual presidente é o alagoano Arhur Lira, do PP (Partido Progressista), filho do ex-senador (2011–2019), Benedito de Lira, do mesmo partido.
Arthur foi vereador (1993-1999), e deputado estadual (1999-2011), é deputado federal desde 2011. Em companhia do pai como deputado federal e depois senador Arthur Lira aprendeu os caminhos da política.
Aliado de Eduardo Cunha que inclusive o indicou em 2015 para CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e em 2016 mesmo afastado do mandato pela justiça indicou Lira para Comissão de Orçamento.
O deputado é visto como exímio articulador, excelente negociador, delega funções, conversa tanto com líderes partidários quanto com deputados, além disso é o CHEFE DO CENTRÃO, é o símbolo maior do controle sobre o presidente Bolsonaro. Para o deputado Marcelo Freixo, do PSB (Partido Socialista Brasileiro), “Arthur Lira é o homem mais poderoso da república, hoje“, o deputado Alexandre Frota, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), fez a mesma afirmação em uma entrevista para a UOL, VEJA AQUI.
Arthur Lira dialoga com todos e os resultados favoráveis em votações se deve justamente ao empenho pessoal e grande poder em suas mãos, principalmente o poder de controlar o orçamento e distribuir verbas.
Leia mais:
- Alex Santiago é reconduzido à presidência da Comissão de Educação(Abre numa nova aba do navegador)
- Amazônia está sob ataque, é preciso “apoiar as organizações de base” afirma Airton Faleiro(Abre numa nova aba do navegador)
- PGR defende condenação para o deputado federal Daniel Silveira(Abre numa nova aba do navegador)
- Filho do ministro do STJ é nomeado para o cargo de conselheiro do CNJ por Jair Bolsonaro(Abre numa nova aba do navegador)
- PP e PL discutem chapa conjunta em acordo sobre filiação de Bolsonaro