Constitucionalmente Belém deverá eleger 35* vereadores em 6 de outubro, isso é o que determina o Art.29 “35 (trinta e cinco) Vereadores, nos Municípios de mais de 1.200.00 (um milhão e duzentos mil) habitantes e de até 1.350.000 (um milhão e trezentos e cinquenta mil) habitantes. E a capital segundo o Censo de 2022 tem exatos 1.303.403 habitantes.
- Em 2020, mais de 1.036 candidatos foram lançados, para 2024 espera-se um número bem maior. Até lá, os assim chamados pré-candidatos já percorrem a cidade de Belém em busca de apoio, voto.
Disputa nos Bairros
Nos bairros já se ver as movimentações das lideranças, as reuniões e ações que visam o apoio eleitoral. Bairros como Jurunas, Cremação, Guamá, Sacramenta, Curió-Utinga, São Brás, Telégrafo, Reduto, Cabanagem, Bengui, Tapanã e em Icoaraci são exemplos.
Ainda que em ritmos distintos, os pré-candidatos estão usando todas as ferramentas necessárias para construir a imagem vencedora.
Pré-candidatos
Os vereadores disputarão a reeleição, além desse quandro temos os pré-candidatos de todas as idades, espectros políticos e aspirações dos mais diversos, que brigarão no pleito por cada voto, A BATALHA JÁ É INTENSA.
Estaremos entrevistando e publicando boletins sobre a Corrida Eleitoral para vereador de Belém.
∗Em 17 de novembro de 2021, a Câmara Municipal de Belém (CMB) aprovou o aumento no número de vereadores de 35 para 39.