A Deputada Estadual Dilvanda Faro, do PT (Partidos dos Trabalhadores), esposa do Deputado Federal Beto Faro, também do PT, que disputará a vaga para o Senado, é o nome da sigla para conquistar uma das 17 vagas no parlamento em Brasília, nas eleições de outubro.
Hoje dos 17 parlamentares na Câmara federal o Pará tem apenas duas deputadas, Elcione Barbalho, do MDB (Movimento Democrático Brasileiro), eleita em 2018 com 165.202 votos, e Vivi Reis, do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), recebeu em 2018 o total de 22.297 votos, não se elegendo. Porém com a vitória do então deputado federal Edmilson Rodrigues à prefeitura de Belém, Vivi Reis assumiu a vaga na Câmara dos Deputados em 1º de janeiro de 2021, tornando-se a primeira deputada LGBT mulher e negra do Brasil.
A última deputada federal do PT foi a ex-governadora (1.º de fevereiro de 1995 a 1.º de janeiro de 1997) do Pará Ana Júlia Carepa, eleita em 1994 com 31.117 votos, ficou no cargo de 1995 a 1997, saindo para ser vice-prefeita de Edmilson Rodrigues, em Belém, vencedor das eleições em 1997.
Agora o PT deseja ampliar a bancada feminina do Pará em Brasília e para isso lançará Dilvanda Faro que tem mandato expressivo, com ações objetivas. Em 2021 mais de 13 milhões de reais em emendas parlamentares, sendo 4.8 milhões para infraestrutura e 2.7 milhões para cultura, além de 1.6 milhões para a área da saúde.
Sua área de atuação é muito forte no interior do Estado com destaques para região tocantina – Acará, Cametá, Concórdia e Moju.
O TN BRASIL TV começou uma série “DE DEPUTADO (A) ESTADUAL PARA FEDERAL”:
Leia mais no site:
- Goianésia do Pará: Darlan Protázio é eleito ‘Vereador Destaque’.(Abre numa nova aba do navegador)
- Carlos Bolsonaro e Julian Lemos trocam Farpas ““fofoqueiro”, “chifrudo”…(Abre numa nova aba do navegador)
- Pastor David e Priante: Construção de uma Biblioteca e Espaço Cultural para Goianésia do Pará.(Abre numa nova aba do navegador)
- Prêmio Câmara em Foco: Lorena Lima é eleita ‘Vereador (a) Destaque’.(Abre numa nova aba do navegador)
- A emissora da RecordTV e processada pelo partido do PT.(Abre numa nova aba do navegador)
- Ricardo Vélez declara apoio a Moro e critica Bolsonaro “perdeu o rumo”(Abre numa nova aba do navegador)
- Ursula Vidal é um dos principais nomes da política paraense para disputar o Senado