O Índice de Progresso Social (IPS), lançado pelo Professor Michael Porter, da Harvard Business School, emerge como uma ferramenta essencial para auxiliar órgãos públicos, empresas e a sociedade civil no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e programas voltados ao progresso social.
- No estado do Pará, o IPS revelou desafios significativos, destacando Trairão, Bannach e Jacareacanga como as três cidades com os piores desempenhos.
Trairão
Localizado no sudoeste paraense e com uma população de aproximadamente 15.242 habitantes, conforme o Censo 2022, o município está na terceira colocação e é governado por Valdinei José Ferreira, o “Django” (Podemos).
Bannach
Na quarta colocação e com aproximadamente 4.031 habitantes, Bannach está cituada no sudeste do Pará e atuamente é governada por Lucineia Alves (MDB).
Jacareacanga
Na quinta posição e localizada no sudoeste paraense, Jacareacanga possui aproximadamente 24.042 habitantes e está sob os comandos do prefeito Raimundo Batista Santiago.
- Outras quatro cidades paraenses tiveram um mau desempenho conforme o índice, são elas: Pacajá, Uruará, Portel e Anapu.