O Estado do Pará marca presença na COP29, em Baku, Azerbaijão, com uma forte agenda de sustentabilidade e inovação para o desenvolvimento da Amazônia, defendendo propostas e iniciativas que têm consolidado o Pará como protagonista na agenda climática e ambiental.
Entre os destaques defendidos pelo Governo do Estado, em Baku, estão iniciativas voltadas para a recuperação florestal e a sustentabilidade da pecuária, que visam não só a preservação ambiental, mas também o fortalecimento econômico e social das comunidades locais.
Na área de recuperação ambiental, o projeto da Unidade de Recuperação Triunfo do Xingu concede mais de 10 mil hectares para recuperação florestal com espécies nativas. Esta ação traz benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a população, gerando empregos e promovendo a regularização ambiental e fundiária, além de impulsionar a economia local.
Outro destaque é o Programa Pecuária Sustentável, que busca identificar individualmente todo o rebanho bovino e bubalino até 2026. Com essa medida, espera-se assegurar a sanidade do rebanho, agregar valor aos produtos, aumentar a produtividade e fortalecer a cadeia produtiva.
Demais projetos defendidos pelo Pará na COP29: