Na tarde do dia 27 de novembro, a Deputada Estadual Professora Nilse Pinheiro esteve em audiência com o secretário de saúde do Pará, Rômulo Rodovalho, e com o secretário adjunto Sipriano Ferraz para apresentar diversas demandas do município de Marabá. Nilse pediu celeridade nas políticas de atenção à saúde como: retorno da central de regulação de leitos para o 11º Centro Regional de Saúde Sespa/Marabá, a aquisição de um equipamento de ressonância magnética para o Hospital Regional, o aumento de vagas para o atendimento de pacientes de oncologia na UNACON para Tucuruí que está ofertando somente quatro vagas dia para toda regional de saúde, e a construção e credenciamento de serviços de atendimento de oncologia e uma policlínica da secretaria na região.
A Deputada estava acompanhada do presidente do conselho de saúde de Marabá, Emisson Viana, vice-presidente do conselho de saúde, Anderson Sadok, Geraldo Pereira, Conselheiro de Saúde na ocasião representando a secretaria de saúde de Marabá segmento gestão, Socorro Waladares, comissão técnica do conselho de saúde, vereadora Priscila Veloso e do vereador Márcio de São Félix.
Entre os pontos discutidos estava também a construção de um protocolo de diretrizes para acompanhamento das demandas apresentadas junto a secretaria.
O titular da SESPA recebeu a comissão de saúde de Marabá levada pela Deputada e prontamente acolheu as demandas, prontificando-se a dar celeridade nas solicitações, para que Marabá disponha dos serviços independentemente da distância o mais breve.
REGULAÇÃO
Segundo a deputada Nilse, no fim da tarde o Governador do Estado acenou positivo para retomada da regulação do Hospital Regional Público do Sudeste Dr. Geraldo Veloso, que atualmente está sendo feito por Belém. “A notícia da retomada chega no melhor momento, em face às informações crescentes de reclamações das famílias dos pacientes marabaenses que neste cenário passaram por triagem e foram alocados para municípios vizinhos, devido a escassez de assistência, provocando sobrecarga em outros hospitais, prejudicando o fluxo de atendimento, haja visto que o Hospital de Marabá atende 22 municípios da região”, ressalta a deputada.
DEMANDAS RECEBIDAS E ATENDIDAS
A deputada estadual Professora Nilse vem fortemente trabalhando na região atendendo todas as demandas de Marabá, em setembro recebeu um ofício do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher de Marabá-COMDIM para uma audiência junto ao promotor de justiça, Dr, Franklin Lobato, em apoio para ações de enfrentamento à violência contra a mulher como:
Funcionamento 24h da DEAM; – ATENDIDA
Um centro de referência de assistência social para a população do campo – CRAS, este já foi acolhido pelo prefeito Tião Miranda, que contou com articulação da deputada e do promotor de justiça junto com a entidade diocese de Marabá e COMDIM. – ATENDIDA
Serviço de regularização em Marabá; – ATENDIDA
Criação da Vara de violência doméstica e familiar;
Implantação do Serviço de atendimento de oncologia em Marabá;
Implantação da creche integral;
Aumento do valor do TFD para os usuários da rede.