Deputada ressalta a importância da pavimentação da PA-159 para o desenvolvimento do Marajó

0
Deputada ressalta a importância da pavimentação da PA-159 para o desenvolvimento do Marajó
Deputada estadual Andreia Xarão, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foto: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
A deputada Andreia Xarão (MDB) destacou em seu pronunciamento, na sessão desta terça-feira (23), a importância da entrega da pavimentação asfáltica dos 25 km da PA-159. A entrega foi feita no último dia 20, pelo governador Helder Barbalho e pela vice Hana Ghassan, no município de Breves, localizado no arquipélago do Marajó. Essa é a segunda etapa da obra que conecta a entrada do aeroporto do município à Vila Aprocotane, próxima ao rio Tucano-Açu, que segue até o município de Anajás, também em território marajoara.
  • A parlamentar ressaltou ainda o compromisso público assumido pelo governador do Estado para a continuidade da obra de construção da PA-159. Ou seja, os mais de 70 km para a conclusão definitiva do projeto que vai ligar via terrestre Breves ao município de Anajás, que, apesar de localizado no centro do arquipélago, está isolado por causa de sua geografia, somente acessado por rio ou pelas estradas que no inverno alagam completamente.
Anajás faz fronteira com oito dos 16 municípios do arquipélago marajoara e, assim como Breves, não tem acesso ao Oceano Atlântico e aos rios Amazonas, Pará e Baía do Marajó, dificultando sua comunicação, apoio à saúde e transporte de sua produção para os demais municípios do Marajó.

Sobre o projeto da PA-159

O projeto inicial da PA-159 foi elaborado na gestão do então governador Jader Barbalho, pai do atual mandatário, em 1984. “O destino quis que a obra fosse iniciada pelo seu filho Helder Barbalho”, disse a deputada. Para a parlamentar, o asfaltamento é uma obra de extrema importância e que veio para interligar os municípios da região do Marajó.
  • “Veio para facilitar o deslocamento rodoviário dos moradores do entorno da PA-159 ao centro do município de Breves”, diz. O município de Breves é a maior cidade do arquipélago, com um pouco mais de 100 mil habitantes. Para Xarão, a obra é de extrema importância e que interliga os municípios da região do Marajó e avaliou e entrega do asfaltamento desta segunda etapa como um fato histórico.

“Este momento era muito esperado pela população de Breves, principalmente pelos agricultores e agricultoras, que tanto sofreram – mais de 40 anos, transportando aquilo que plantavam para levar para a cidade”, registrou. A deputada historiou que na época do inverno os agricultores traziam sua produção, com muito esforço, “ou era na água (barcos) ou através de muita, muita areia mesmo, porque não havia condições de passar, devido os alagamentos”, concluiu.