Nas últimas semanas tenho sido questionado sobre as possibilidades do Deputado Chicão (MDB) se eleger Senador da República em 2026. Talvez eu não seja o dono da melhor resposta, mas por acompanhar os bastidores da Alepa e movimentações na capital e interior do estado, acredito reunir condições de apresentar alguns elementos.

SIm, chicão tem total posibilidade de conquistar uma das duas vagas para o senado destinada ao Pará. Eis algumas razões do meu entusiasmo:
Primeiro, estratégista e capacidade de planejar campanha eficaz. Sabe ler o cenário, se posicionar e se movimentar com inteligência política.
Segundo, se comunica bem, tem marketing inteligente e espertize em gerenciar, principalmente, crises políticas. Mensagem do Chicão é clara, imagem sólida e canais diversificados vai espraiando seu nome.
Terceiro, credibilidade e reputação. Sua história de conquistas é resultado da conexação com eleitorado, carisma, transparência e coerência.
Finalmente, Estrutura. Para um pleito que demanda gigantesca mobilização, são importantes os recursos, apoio e voluntariado, base de eleitores e apoiadores, capacidade de obter apoio de partidos, lideranças e grupos influentes.
Portanto, Chicão chegará para o pleito de 2026 preparado na história e pela história da poítica paraense, com totais condições de conquistar um assento no Senado Federal, pois a outra cadeira é de Helder Barbalho.

