No dia 23 de fevereiro, foi aprovado em segundo turno, projeto de lei de Autoria do Dr. Galileu (PSC) que dispõe sobre a Campanha Estadual de Prevenção e combate às diversas espécies de cegueira no âmbito do Estado do Pará, a ser realizada anualmente no mês de abril, e dá outras providências.
A cegueira é um nome utilizado para identificar a condição de uma pessoa que apresenta total incapacidade de enxergar ou aquela que possui visão residual, ou seja, aquela que não obtém a perda total da visão, porém, possui dificuldade de realizar certas atividades, a cegueira pode decorrer desde o nascimento de um indivíduo ou ainda ocorrer no decorrer do seu crescimento.
Esta doença apresenta grande impacto na vida das pessoas e pode, inclusive, afetar psicologicamente quem a possui. Geralmente, a cegueira impede a pessoa de locomover-se sozinha, interferindo também na realização de outras atividades diárias relativamente simples. A comunicação também se toma difícil, assim como a atividade profissional, o que pode ser traumático em alguns casos.
O projeto foi alterado durante a sessão que ocorreu na manhã de hoje, através do deputado Raimundo Santos que elogiou o mandato do deputado “o Deputado Galileu tem se notabilizado com projetos importantes principalmente na área de saúde aqui neste parlamento sempre ocupado não apenas com os assuntos pertinentes a sua terra Abaetetuba, mas com toda coletividade do estado do Pará”
Por Josiane Miranda – Assessoria Dep Dr. Galileu