Direita, esquerda ou centro: quem ganhou nas capitais no segundo turno?

0
Direita, esquerda ou centro: quem ganhou nas capitais no segundo turno?
Das 15 capitais que foram às urnas neste domingo (27), 11 elegeram prefeitos de partidos de direita. Imagem: José Cruz/Agência Brasil

O resultado do segundo turno das eleições municipais de 2024 nas capitais reforçou o protagonismo da direita no cenário político brasileiro. Das 15 capitais que foram às urnas neste domingo (27), 11 elegeram prefeitos de partidos de direita.

No entanto, o desempenho dos candidatos diretamente apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi modesto. Dos nove candidatos do PL no segundo turno, apenas dois saíram vitoriosos: em Cuiabá e Aracaju.

De acordo com o site Jota Info, a direita tradicional, com partidos como MDB, Podemos e PP, dominou as disputas, conquistando nove capitais, entre elas São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Porto Velho, Goiânia, João Pessoa, Campo Grande, Belém e Natal. Somando os resultados do primeiro turno, o bloco alcança 12 prefeituras no total.

Candidatos de centro, com apoio principalmente do PSD, venceram em Belo Horizonte, Manaus e Palmas, chegando a oito prefeitos eleitos, se considerados os resultados de ambas as etapas do pleito.

Por outro lado, a esquerda teve um desempenho mais modesto. O PT conseguiu eleger apenas um prefeito, em Fortaleza, ficando de fora em outras disputas importantes onde esteve no segundo turno, como Porto Alegre, Cuiabá e Natal.

Direita, esquerda ou centro: quem ganhou nas capitais no segundo turno?
O presidente Lula (PT) em comício de Evandro Leitão, novo prefeito de Fortaleza. Imagem: Jarbas Oliveira/Divulgação