No Pará, oito nomes disputam o cargo mais alto do Poder Executivo. Eles foram escolhidos durante as convenções dos seus partidos políticos.
O prazo para apresentar o pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral termina no próximo dia 15 de agosto.
Veja os nomes confirmados na disputa:
Helder Barbalho deputados federais eleitos no Pará – O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), de 43 anos, teve o nome oficializado à reeleição pelo MDB, em uma convenção massiva realizada no Ginásio Mangueirinho, na sexta-feira (5), em Belém.
Zequinha Marinho (PL/PSC/Patriota) – Aos 63 anos, José da Cruz Marinho, mais conhecido como Zequinha Marinho, é o candidato do PL ao governo do Estado, em coligação com o PSC e Patriota. Atualmente, ele é senador pelo Pará, com a experiência de ter sido vice-governador de Simão Jatene, de 2015 a 2019.
Cleber Rabelo (PSTU) – O PSTU oficializou, em Belém, a candidatura de Cleber Rabelo, 49 anos, a governador do Estado. Ele é maranhense do município de Bacuri, ele é operário do setor da construção civil, já concorreu três vezes ao cargo de prefeito de Belém e ao Governo.
Adolfo Neto (Psol e Rede) – Aos 36 anos, Adolfo Oliveira Neto é candidato para o governo do Estado, da federação partidária formada pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol) e a Rede Sustentabilidade (Rede). Adolfo é o dirigente estadual do Psol.
Major Marcony (Solidariedade) – O Solidariedade aposta em Leonardo Marcony Pereira Macedo, natural de Belém, militar da reserva do Exército, e empresário do segmento da segurança pública. O vice dele é o auditor fiscal e ex-titular da Sefa, Nilo Noronha.
Sofia Couto (PMB) – O Partido da Mulher Brasileira (PMB) tem como candidata à governadora do Estado, Sofia Couto, de 54 anos. Participou do governo municipal de Zenaldo Coutinho, em Belém, na Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), e na Casa do Idoso.
Shirley Alves (PROS) – A candidata do Partido Republicano da Ordem Social (Pros), é a presidente da legenda no Pará, Shirley Alves, de 49 anos. A candidata trabalha, como concursada, na rede pública municipal de Barcarena, na Região Metropolitana de Belém.
Doutor Felipe Augusto (PRTB) – Médico cardiologista e produtor rural, foi confirmado como candidato pelo PRTB durante convenção realizada na sexta-feira (5).
Até o momento, apenas os nomes de Zequinha Marinho e Adolfo Neto apareceram no sistema de divulgação de candidaturas e contas dos candidatos que pedem registro à Justiça Eleitoral.