DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E no município de PARAUAPEBAS, capital do minério, localizada na região sudeste paraense. A pesquisa mostra a liderança do vereador Aurélio Goiano com 36,8% de intenções de voto. Em segundo lugar vem outro vereador, Rafael Ribeiro com 15,5%. O governo de Darci Lermen é aprovado por 34,0%; enquanto sua desaprovação chega a 60,5%.
Pesquisa DOXA está registrada no T.R.E sob o nº PA-08242/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 4.4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
ESPONTÂNEA: AINDA É ALTO O NÚMERO DE INDECISOS
Na questão espontânea em que não são apresentados os nomes de pré-candidatos, a pesquisa identificou que os votos flutuantes chegam a 80,0% (somatória dos brancos, nulos e indecisos). Em primeiro lugar vem o atual vereador, Aurélio Goiano (PL), que aparece com 12,6% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o vereador Rafael Ribeiro (MDB) com 3,2%. O deputado estadual Braz (PDT) vem com 1,7%. O atual prefeito Darci aparece com 1,5%; Keniston (MDB) ficou com 0,4%. Fred, Hipólito H2 e Wilson obtiveram 0,2% cada.
Quando se estimula, isto é, os nomes dos pré-candidatos são apresentados ao eleitor, o vereador Aurélio Goiano (PL) vai para 36,8% das intenções de voto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ribeiro (MDB) alcança 15,5%. O deputado estadual Braz (PDT) ficou com 8,2%. O ex-prefeito Valmir Mariano (PSD) atingiu 3,4%. Hipólito H2 (PODE) obteve apenas 3,2% das intenções de voto. Dr. Felipe (PRB) aparece com 2,5% e Keniston Braga (MDB) ficou com 1,9%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 28,6%.
Quando se trata de rejeição, a pesquisa mostra que todos os pré-candidatos atingiram baixa rejeição, uma vez que 32,8% disseram que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos; e outros 23,1% não se manifestaram. As maiores citações foram para o deputado estadual Braz (PD) com 10,3%; depois vem o vereador Aurélio Goiano (PL) com 9,7%. Valmir Mariano (PSD) obteve rejeição de 8,0%. Keniston Braga (MDB) apareceu com rejeição de 7,6%. Rafael Ribeiro (MDB) apareceu com 5,5%. Hipólito H2 (PODE), 2,1%. Dr. Felipe (PRB) aparece com a menor rejeição, 1,1%.
Agora, quando se trata da aprovação/desaprovação da forma como o prefeito DARCI LERMEN vem administrando o município, 60,5% dos eleitores de Parauapebas estão desaprovando seu governo; enquanto 34,0% aprovam a maneira do prefeito governar. Outros 5,5% não se manifestaram.