Em breve o município de Tucuruí realizará eleições para prefeito, após a cassação de Alexandre Siqueira (MDB). No cenário, Eliane Lima (PL) e a emedebista deputada federal Andreia Siqueira, esposa do ex-prefeito, são os nomes mais citados e considerados fortes para o pleito. O confronto nas urnas entre Eliane e Andréia, é considerado certo.
Eliane Lima
Agrega forças consideradas de extrema-direita, e no Pará, claramente de oposição ao governador, ao MDB. É absolutamente VERDADE que Eliane lutará contra a poderosa máquina e contra forças políticas que, mesmo não sendo do MDB, se articularão contra ela. Porém, os pleitos de 2020 e 2024, mostraram que Eliane Lima tem capilaridade e força para vencer.
Andréia Siqueira
É deputada federal, é base do governo Helder Barbalho. Seu esposo é considerado um dos maiores articuladores políticos da região. Sem dúvida, a deputada usará todo prestígio, toda força política que tiver a sua disposição para vencer Eliane. É certo, o MDB não poupará esforços para impedir a vitória da oposição ao seu governo em Tucuruí.
A Imprensa?
Tem o compromisso de promover tratamento justo aos “candidatos (as)”. A população que não é imparcial, mas, cobra da imprensa imparcialidade, precisará aprender e entender que o jornalismo tem que divulgar as pesquisas registradas no TRE-PA, independente de quem esteja liderando.
É preciso também entender que no jornalismo existem os comentaristas políticos que analisam, comentam e chegam a conclusões próprias, sem que isso signifique apoio a X ou Y. Contudo, a imprensa não pode permitir ser aparelhada por forças políticas, prejudicando assim o processo de informação, dificultando que as notícias corretas cheguem a população. A imprensa informa, promove reflexões, mas tem que entender que o eleitor é quem decidirá o futuro político de Tucuruí.
E o Jairo Holanda?
Presidente da Câmara Municipal de Tucuruí. No momento a ênfase é dada aos nomes de Eliane Lima e Andréia Siqueira, mas, como tudo em política muda, e muda muito depressa, poderá ele se lançar no pleito a prefeito e, se o fizer, tem todo direito e legitimidade.
Logo mais elementos publicarei textos sobre as eleições municipais.