O cenário eleitoral de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, tem corrida intensificada em busca do apoio do povo, visando as eleições do corrente ano.
- Cada pré-candidato levanta suas bandeiras, defendem suas ideias e até criticam como forma de mostrar supostos equívocos e novos caminhos.
Nesse cenário destacamos a atual prefeita Patricia Alencar (deputados federais eleitos no Pará), por está com a máquina na mão, e por saber usar ao seu favor os meios de comunicação, é vista como favorita.
Mas, como favoritismo não ganha jogo, no caso, eleição. Os concorrentes trabalham intensamente visando mostrar para o eleitor outros caminhos.
Assim, temos:
- Robertinho Filho, do PRD (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), crítico voraz da atual prefeita, muito popular em Marituba; por isso, é conhecido como “Amigo do Povo”. Em suas redes sociais faz diversas denúncias, questionamentos e cobranças ao poder municipal. Robertinho é uma voz que desperta o povo a refletir sobre a situação real de Marituba, boa ou ruim?
- Marília Melo, do PP (Partido Progressista), advogada, popular e bem aceita pelo povo. Sua ida ao Progressistas foi estratégica e importante politicamente, pois a sigla tem dois grandes políticos paraenses, Renato Ogawa, prefeito de Barcarena e presidente do PP, e seu irmão, o deputado Lu Ogawa. Marília se movimenta em maior intensidade e já se ver os resultados, a mulher tem força política.
- Everaldo Aleixo, no Podemos, tem ao seu lado o senador Zequinha Marinho, o que ajuda a melhor viabilizar sua pré-candidatura. Ações sociais, visitas, reuniões, também fazem parte da rotina de Aleixo há muito tempo. E não se deve negar, o homem também é popular, tem sua base, seus apoiadores, é considerado.