Gilson de Souza Silva explica que entrega correta evita multas e garante benefícios trabalhistas.
As empresas têm até 8 de agosto de 2025 para entregar a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). O advogado Gilson de Souza Silva alerta que atrasos ou omissões podem gerar multas, sanções administrativas e prejudicar o acesso a benefícios fiscais, financiamentos e licitações.
A RAIS reúne dados sobre o mercado de trabalho formal, como salários, admissões e desligamentos, sendo essencial para garantir direitos trabalhistas e alimentar sistemas como o eSocial. A entrega correta evita penalidades e problemas futuros.
Empresas que passaram por reestruturação, fusão ou encerramento devem ter atenção redobrada. Para evitar erros, é recomendável o uso de softwares integrados, atualização contínua das informações e treinamento das equipes de RH. A regularidade na entrega é fundamental para manter a conformidade legal e a transparência nas relações de trabalho.
“A organização é a chave para evitar erros. Com processos estruturados e equipe capacitada, a empresa cumpre suas obrigações legais e ainda reforça sua governança corporativa” afirma Gilson de Souza.
Com informações Migalhas