O Governo do Pará publicou nesta terça-feira (9) um decreto estadual que proíbe a circulação de passageiros entre Belém e o arquipélago do Marajó, por via terrestre e fluvial, durante o período do Carnaval. A restrição começa a partir de 00h desta sexta-feira (12) e segue até às 23h59 de quarta-feira (17).
De acordo com o Governo do Pará, a medida visa a prevenção de contágios pela Covid-19 na ilha, que é amplamente procurada por turistas durante o feriado de Carnaval. Segundo o decreto, fica permitido somente o transporte de cargas entre os destinos.
Durante o período, está autorizado apenas o deslocamento de passageiros a trabalho e para realização de atividades essenciais listadas no Decreto 800/2021. O documento reitera ainda a proibição da entrada de passageiros oriundos do Amazonas.
Órgãos de segurança pública do Estado devem realizar a fiscalização e aplicar penalidades como advertência, multa no valor de R$10 mil e apreensão de embarcação ou veículo.
Durante o período de validade do decreto, o Terminal Hidroviário de Belém (THB), administrado pela Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), vai suspender as operações retornando no dia 18, às 6h.
Fonte:G1