-
A exposição destaca a história frequentemente ignorada de imigrantes do Oriente Médio e Norte da África em Nova York.
-
Inclui entrevistas, fotografias e escritos que mostram a integração dessas comunidades na cidade desde o século XIX.
A Biblioteca Pública de Nova York (NYPL) apresenta a exposição “Niyū Yūrk: Vidas do Oriente Médio e Norte da África na Cidade” em sua sede principal na Quinta Avenida. A exposição busca destacar a história de imigrantes do Oriente Médio e Norte da África na cidade de Nova York, que, segundo a curadora, é frequentemente negligenciada.
A exposição rastreia as histórias de imigrantes da região que fizeram de Nova York seu lar, apresentando obras de meados do século XIX até 2024. Hiba Abid, curadora de Estudos Islâmicos e do Oriente Médio da biblioteca, declarou que queria amplificar as experiências dessas pessoas porque “elas ainda sentem que não são bem compreendidas”.
Abid enfatizou que o objetivo principal da exposição é demonstrar que pessoas do Oriente Médio e Norte da África são parte integrante da cidade.
Os itens em exibição incluem uma entrevista em vídeo com o acadêmico palestino-americano Edward Said, uma série de fotos focada em donos de mercearias iemenitas e escritos de membros da Pen League, uma sociedade literária árabe estabelecida no início do século XX. A exposição também destaca Little Syria, um bairro no Lower Manhattan que já abrigou um grupo de imigrantes da Grande Síria, abrangendo os atuais Síria, Líbano, territórios palestinos, Israel e Jordânia.
A exposição ficará aberta até 8 de março e também apresenta “O Sultão e seu Povo” de Christopher Oscanyan.
