Levantamento traz os principais candidatos ao pleito, como Lula, Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado
Segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026, com 36% das preferências no cenário estimulado de primeiro turno. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece em segundo lugar, com 23%, consolidando-se como o principal nome da oposição.
Outros potenciais candidatos, como os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Jr. (PSD-PR), têm desempenho menor, com 9% e 7%, respectivamente.
Em simulações de segundo turno, Lula venceria todos os adversários testados, mas com margens variadas. A disputa mais apertada seria contra Tarcísio de Freitas (44% a 39%), enquanto as vitórias mais confortáveis seriam sobre Romeu Zema (46% a 31%) e Ronaldo Caiado (44% a 33%). Contra Flávio Bolsonaro e Ratinho Jr., a vantagem seria de 7 pontos percentuais (45% a 38% e 43% a 36%, respectivamente).
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas entre os dias 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. No TSE, a pesquisa tem o registro BR 00835/2026.
