O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ressaltou a importância da defesa e o respeito à democracia, durante a abertura do Congresso Internacional de Direito Eleitoral (Conidel), realizado na quarta-feira (19), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Belém.
- Conforme o chefe do Executivo, “é necessário que as instituições consigam seguir um caminho que preserve a liberdade de expressão, mas sem espaço para utilização de novas tecnologias para a disseminação de notícias falsas”.
“Nós haveremos de viver tempos profundamente desafiadores na conciliação da democracia, da liberdade de expressão, com o excesso de fake news e a inteligência artificial. Certamente representam o maior risco para a democracia nas próximas eleições. E, confesso, não creio que a humanidade esteja madura para lidar com este exagero. Isso vai provocar em nós todos a construção de soluções que exigirão muita força das instituições para que consigamos, de alguma forma, coincidir a liberdade de expressão e, ao mesmo tempo, preservar as pessoas da contaminação do que é a inverdade”, afirmou o governador.