Hana Ghassan, Renilce Nicodemos e Diana Belo; MULHERES FORTES DO MDB

0
Hana Ghassan, Renilce Nicodemos e Diana Belo; MULHERES FORTES DO MDB
Hana Ghassan, Renilce Nicodemos e Diana Belo / Fotos: AP

O MDB é o maior partido do Brasil com 2.046.711 filiados, o que corresponde a 12,95% do total de 15.798.227 de filiados a partidos no país. No Pará, segundo dados do TSE69.689 eleitores estão filiados a sigla. O Pará registra um total de mais de 6 milhões de eleitores.

A história do Pará após a redemocratização se confunde com o MDB, seu crescimento e relevância. Por cinco vezes o MDB governou o estado: Jader Barbalho duas vezes (1983-1987) e (1991-1994), Hélio Gueiros (1987-1991) e o atual Helder Barbalho em segunda gestão (2018- até hoje).

É importante destacar que Jader Barbalho foi o primeiro governador do Pará no regime democrático. Você pode assistir o documentário logo mais abaixo.

O que Hana Ghassan, Renilce Nicodemos e Diana Belo tem a ver com o MDB e com o futuro? Tudo.

As mencionadas estão em clara ascensão política e popular, apontando para um futuro promissor do partido no que se refere a representatividade, força e influência feminina.a

Depois das figuras masculinas citadas, hoje o MDB é lembrado por meio destas três mulheres, seja na capital ou interior, do mais simples eleitor ao mais sofisticado, todos em algum grau sabem de Hana, Renilce e Diana.

Hana Ghassan é vice-governadora, cotada para disputar o governo em 2026 com apoio total de Helder Barbalho. Formada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Auditora Fiscal da Secretaria de Fazenda (Sefa), conta com boas referências, principalmente no meio político em razão de sua humildade, sempre aberta para o diálogo. Sua assessoria está de parabéns, sempre interagindo com publicações em que a vice-governadora é mencionada.

Renilce Nicodemos é deputada federal, eleita em 2022 com 162.208 votos. Antes exerceu o mandato legislativo como deputada estadual quando eleita com 45.991 votos pelo Solidariedade. Tanto no parlamento estadual quanto federal, Renilce tornou-se referência. Sua trajetória política é marcada por ações de cidadania priorizando os mais necessitados, proteção e defesa da mulher com Casa Rosa e outros serviços. Nicodemos no cenário federal é grande nome nacional e a brilhante e honra a bancada paraense no Congresso Nacional.

Diana Belo é deputada estadual e de igual modo tem um currículo vencedor. Por duas vezes prefeita de Capitão Poço, em 2008 recebeu 11.011 votos, e em 2012 reeleita com 14.829 votos, na ocasião integrava os quadros do PP (Partido Progressista). Em 2018 pelo DC (Democracia Cristã) se elegeu deputada estadual com 33.752 votos. Nas eleições de 2022 a deputada Diana Belo se reelegeu conquistando 52.685 votos. Diana Belo é presidente da Comissão de Divisão Administrativa do Estado, Assuntos Municipais e Tributação.

O futuro do MDB passa necessariamente por Hana, Renilce e Diana, em razão da influência, da representatividade e da inspiração. Muitas mulheres estão se espelhando nelas, isso implica em grande responsabilidade no presente e na construção do futuro da mulher na política e com mais espaços. As tais não podem errar, e sim representar e honrar A FORÇA DA MULHER PARAENSE!

Documentário de Taciano Cassimiro sobre Jader Barbalho, clique AQUI