Na 31ª Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa do Pará, desta terça-feira (5), o deputado estadual Lu Ogawa (PP) apresentará o Projeto de Lei Nº 285/2024, que busca declarar o “Cooperativismo Paraense” como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial para o Estado do Pará.
A proposta de Lu Ogawa destaca o papel essencial das cooperativas no desenvolvimento econômico e social do Pará, onde 196 cooperativas do Sistema OCB/PA reúnem mais de 311 mil cooperados e empregam mais de 5 mil pessoas em setores como agricultura, saúde, infraestrutura e crédito.
JUSTIFICATIVA
O deputado ressalta que o cooperativismo fortalece valores de solidariedade, responsabilidade social e sustentabilidade ambiental, atuando de forma integrada no suporte econômico, educacional e de saúde das comunidades paraenses.
Segundo Lu Ogawa, o reconhecimento é uma forma de celebrar a importância dessa estrutura para o sucesso econômico e social do estado, além de valorizar a história e os impactos positivos que o modelo cooperativista gera nas comunidades locais.