O presidente Lula anunciou ao lado do governador do Pará Helder Barbalho (MDB) e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que Belém será a sede da COP30, em 2025. O petista afirmou que a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu a cidade para sediar o evento.
“Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague e o pessoal só fala da Amazônia, só fala da Amazônia. E eu dizia assim: ‘por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia’”, afirmou o mandatário.
A realização do evento na cidade em 2025 já era dada como certa, já que o governo tem se esforçado para retomar a diplomacia ambiental do Brasil após a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Helder Barbalho agradeceu o apoio de Lula e disse que será um “privilégio” sediar o evento. O chanceler, por sua vez, comemorou que “será a primeira vez que teremos uma reunião desta magnitude sobre mudança de clima no Brasil”.
Assista:
Leia mais no site:
- Helder Barbalho anuncia início das obras do Parque Estadual de Bioeconomia(Abre numa nova aba do navegador)
- Em comício de Lula, Janja provoca Michelle: ‘Não sou ajudadora’