A medida foi anunciada no último sábado (13), pelo governador Helder Barbalho e pelos gestores dos municípios afetados, incluindo a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes.
Marituba e outros quatro municípios da Região Metropolitana – Belém, Ananindeua, Santa Bárbara e Benevides – entram em lockdown a partir da noite desta segunda-feira (15), apenas atividades consideradas essenciais ficam permitidas, o decreto vale por 7 dias.
O lockdown será aplicado a partir das 21 horas desta segunda, numa tentativa de frear o contágio pelo novo Coronavírus e diminuir a pressão sobre os sistemas de saúde. Segundo Helder Barbalho, hoje, o Pará conta com 65% dos leitos clínicos ocupados e 83% dos leitos de UTI ocupados. Em Marituba, hoje, 85% dos leitos do município estão ocupados.
“Estamos estabelecendo o lockdown inicialmente por 7 dias para evitar que haja ainda mais exposição ao vírus, só funcionando as atividades essenciais. Já são 9.329 paraenses que perderam a vida nessa pandemia e não podemos deixar que este número aumente ainda mais e que tenhamos no nosso Estado o cenário que já estamos vendo em outros Estados”, disse o governador.
Em Marituba, até hoje, foram confirmados 2.181 casos de Covid-19, com 90 óbitos. A prefeita do município, Patrícia Mendes, deverá realizar uma live, nesta segunda-feira (15), em horário a ser confirmado, para falar sobre o lockdown e anunciar as medidas que o município vai tomar nesse período.
Fonte: Prefeitura de Marituba