Marituba, governado por uma mulher, não elegeu VEREADORA

0
Marituba, governado por uma mulher, não elegeu VEREADORA
Patrícia Alencar e Alexandra Moura / Fotos: AP

Em 2020 se elegeu Prefeita de Marituba como Patrícia Mendes (Republicanos), em 2024 se reelegeu como Patrícia Alencar (MDB). No pleito de 2020, Alexandra Moura (PV) foi a única vereadora eleita, quatro anos depois, nenhuma mulher conseguiu conquistar uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal.

Patrícia Alencar é uma mulher que conseguiu se firmar como uma das principais lideranças políticas da Região Metropolitana e até do estado. No pleito de 2024, prefeitos solicitaram sua presença como forma de tirar proveito de sua fama e prestígio. Porém, seu brilho não irradiou, não iluminou nenhuma mulher em seu município.

Muitas, agora ex-candidatas, conversaram conosco e mostraram seus descontentamentos, apontando para falta de apoio. Ainda que se conteste as reclamações das ex-candidatas, o resultado eleitoral é uma prova convincente de que faltou MUITA COISA para que possibilitasse a eleição de mulheres.

Patrícia Alencar tem culpa? Deu pouco espaço as mulheres? Apoiou pouco? Não investiu? Deu mais atenção aos políticos homens? Independentemente das respostas, é imprescindível haver um comprometimento maior com AÇÕES E POLÍTICAS que possibilite o acesso das mulheres aos espaços de poder em Marituba.

Ficar só na conversa de que apoia mulheres e não agir, É DERROTA ELEITORAL CERTA. Ainda que Patrícia tenha sido eleita, por méritos, mas no geral as mulheres mais uma vez saíram DERROTADAS DO PLEITO.