Durante o primeiro turno das eleições, no domingo (2), nordestinos apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram alvos de ataques e ofensas de simpatizantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) por serem a maioria a votarem no petista.
A BBC News Brasil teve acesso a mensagens trocadas em grupos e redes sociais de apoiadores do presidente que chamam os eleitores nordestinos de “imbecis” e “jumentos”. Em um dos grupos de WhatsApp, do Distrito Federal, uma das integrantes “culpou” os nordestinos pelo resultado chamando-os de “imbecis”.
“Infelizmente os nordestinos não aprende (sic) mesmo, vai morrer (sic) as secas e as minguas, são inacreditáveis imbecis e o pior leva a gente juntos”, disse a mensagem. Outro integrante disse: “O nordeste prefere um ex-presidiário”.
No Telegram não foi diferente. Um grupo apoiador de Bolsonaro com mais de 17 mil integrantes também compartilhou mensagens preconceituosas. “P (sic) nordeste tem muito jumento mesmo, mas nós outros estados também”, disse um integrante. “Esse Nordeste sofre por burrice”, disparou outro.
As ofensas não se limitaram apenas aos aplicativos de mensagem. Nas redes sociais, diversos internautas praticaram ataques contra os nordestinos.
Confira:
Nós Paulistas repudiamos esses nordestinos aqui, traidores não são bem vindos pic.twitter.com/kYrukDDgq9
— lula é podre (@ElizabetCata) October 2, 2022
O Bolsonaro tem que concretar o rio São Francisco pros nordestinos voltarem a ficar sem água
— Voaa 🇧🇷 (@Voaaaaaa) October 2, 2022
Nordestino tem mais é que morrer de sede mesmo,povo burro do caralho
— Nan_89 (@Renann_wg) October 3, 2022
Fonte: DCM
Leia mais no site:
- Dr. Lucídio Paes declara apoio a Helder Barbalho, Elcione, Chamonzinho e a Pioneiro(Abre numa nova aba do navegador)
- TST dá indenização a funcionário por cobranças de chefe no WhatsApp