Mais uma temporada do projeto “Uma Noite no Museu”, terá início nesta sexta-feira (5), através da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Vários espaços vinculados ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM/Secult), em Belém, abrem as portas das 18h às 22h para receber o público. A programação é gratuita.
Entre as novidades em cartaz estão as mostras “Bancos Indígenas do Brasil – Grafismos”, no Museu do Estado do Pará (MEP), que reúne mais de 140 peças de 40 povos indígenas oriundos da Amazônia; “Benedicto Monteiro – 100 anos”, que apresenta as nuances da trajetória do escritor paraense, na Galeria Fidanza, do Museu de Arte Sacra (MAS); e “Retro/Ativa”, com trabalhos do artista multimídia Eder Santos, na Casa das Onze Janelas (Cojan).
Confira o circuito:
- Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IGHP) – Rua D’Aveiro Cidade-irmã, nº 62 – Cidade Velha
- Museu de Arte de Belém (MABE) – Palácio Antônio Lemos – Praça D. Pedro II, S/N
- Centro de Memória da Polícia Militar do Estado do Pará – Rua Gaspar Viana, nº746 – Reduto
- Museu do Círio – R. Padre Champagnat, s/n
- Museu do Forte do Presépio/ Casa das Onze Janelas/ Igreja de Santo Alexandre – Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha
- Cemitério Parque da Soledade – visita guiada com a professora Ida Hamoy – Av. Serzedelo Corrêa, 514
- Museu da Imagem e do Som (MIS)/Palacete Faciola – Av. Nª Sra. de Nazaré, 138 – Nazaré
- Museu do Estado – Praça Dom Pedro II, s/n – Cidade Velha
Outro evento que acontece na Casa das Onze Janelas, e a exposição “Memórias da Ditadura”, que conta os 60 anos do golpe militar, ocorrido em 1964. Acesse a matéria especial feita por nosso site.