Foi celebrado na ALEPA (Assembleia Legislativa do Pará) em sessão semipresencial “O Dia Estadual dos Profissionais do Magistério do Sistema de Organização Modular de Ensino” (SOME), na última quinta-feira (15), no Plenário Newton Miranda.
O evento contou com a presença do deputado estadual Dirceu Ten Caten, do PT (Partido dos Trabalhadores), que afirmou “É um dia para relembrar as lutas que homens e mulheres realizam para levar ensinamento a diferentes locais. Para que o Some se torne real, precisa de uma série de condições que ao longo dos últimos anos tem buscado apoio do gestor municipal. Que nada venha substituir a presença do professor nessas localidades, que é algo fundamental para a vida e o crescimento do aluno. Que possamos valorizar esses profissionais da educação, o Some tem dado certo“.
O Some de acordo com a jornalista Andrea Santos “é uma modalidade de ensino que permite o ensino médio em locais distantes das sedes municipais. Ele existe em comunidades onde não é possível a construção de uma unidade educacional com toda a estrutura do ensino para os alunos. Ele atua com o sistema de parceria entre o município, que é responsável pelo fornecimento do espaço, e a Seduc pelos professores, alimentação escolar e outros recursos pedagógicos. O Some atende dezenas de municípios, sendo que em 1980, ano de sua implantação, estava presente em apenas quatro”.
Estiveram presente a deputada Marinor Brito, deputado Alex Santiago, a professora Regina Pantoja representando a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e a professora Ellen Marvão.
Texto com informações de Andrea Santos (Alepa)
MEMBROS DA CEDU
Titulares:
Alex Santiago – PR (Presidente)
Marinor Brito – PSOL (Vice-Presidente)
Eliel Faustino – DEM
Dirceu Ten Caten – PT
Thiago Araújo – CIDA
Professora Nilse – PRB
Michele Begot – PSD
Suplentes:
Martinho Carmona – MDB
Junior Hage – PDT
Dra. Heloisa – DEM
Carlos Bordalo – PT
Delegado Toni Cunha – PTB
Diana Belo – DC
Chicão – MDB