O Palácio Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), recebeu na manhã desta quinta-feira (15) a visita guiada dos alunos do projeto ‘A Força do Rio Guamá’. Conduzida pelo Departamento de Memorial da Casa de Leis, a programação faz parte do projeto ‘Alepa de portas abertas’ e contou com a colaboração dos servidores: Paulo Lourenço, diretor do memorial, Terezinha de Jesus, Lindalva Aragão, Luiza Nunes, e Irclea Ferraz; subchefe de Gabinete da presidência.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
A visita iniciou pelo hall de entrada do Palácio, onde os alunos se encantaram com o quadro que retrata a Adesão do Pará à Independência. Em seguida, puderam conhecer o auditório João Batista, a Galeria dos Constituintes, o complexo Laércio Barbalho, e os estúdios de transmissão de TV e Rádio FM da Alepa.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
A Assistente Social, Luciana Miranda, uma das profissionais responsáveis pela organização do projeto, explicou sobre a atuação da ação social. Segundo ela, a visita guiada ao Palácio ficará marcada para sempre na memória das crianças que se encantaram com as estruturas do prédio que abriga o Poder Legislativo.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
”O projeto social ‘A Força do Rio Guamá’ funciona, há dois anos, na comunidade ribeirinha Porto da Ceasa, nas proximidades do rio Guamá, no bairro do Curió-Utinga. Diariamente, oferecemos às crianças e aos jovens, que vivem naquela região, diversos serviços como: Atividades esportivas, pedagógicas, fortalecimento de vínculo familiar, entre outras ações. Pela primeira vez, estamos tendo a oportunidade de vir ao Palácio Cabanagem e tem sido uma experiência única, que ficará marcada, para sempre na memória, e no coração de cada jovem que está tendo essa oportunidade de aprendizado”, contou.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
De acordo com a servidora Terezinha de Jesus, o projeto ‘Alepa de Portas Abertas’, tem crescido de forma significativa, nos últimos meses, ao apresentar aos visitantes as curiosidades do prédio tombado e os principais capítulos que marcaram a história do Poder Legislativo e do estado.
”É um imenso privilégio, para cada um de nós, servidores, participarmos desse importante projeto. Costumo dizer que eu vivo uma espécie de feedback, pois, ao longo de muitos anos, nos dedicamos ao estudo e as profundas pesquisas que contam, de forma detalhada, sobre a história do Pará e do nosso parlamento; e ao compartilhamos esse aprendizado, com os diversos alunos que vem nos visitar, podemos recapitular todos esses ensinamento adquiridos ao longo da vida e ainda presenciarmos, bem de perto, a curiosidade e a alegria em cada olhar”, explicou a servidora.
Crédito: Ozéas Santos (AID/ALEPA)
Ao final da visita, na sala da presidência da Casa de Leis, o servidor Paulo Lourenço, apresentou aos alunos, o quadro histórico que retrata uma reunião plenária do parlamento do estado. Na época, o fato aconteceu na antiga sede da Assembleia Legislativa, situada no Palácio Antônio Lemos, atual sede da Prefeitura Municipal de Belém.