O deputado estadual Erick Monteiro (Federação PSDB/Cidadania) está entre os parlamentares mais bem avaliados para retornar à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) nas eleições de 2026, conforme revela a mais recente pesquisa do Instituto Doxa. O levantamento, realizado no período de 14 a 17 de maio na Região Metropolitana de Belém, mostra Erick Monteiro em quinto lugar, com 3,4% das intenções de voto.
A pesquisa ouviu 1.200 eleitores dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides, com a pergunta: “Dos atuais deputados estaduais, em quem você votaria para voltar à Assembleia Legislativa nas eleições do próximo ano?”. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
Entre os dez parlamentares mais citados pelo eleitorado da Região Metropolitana, a preferência ficou da seguinte forma:
1. Bob Fly – 6,2%
2. Zeca Pirão – 5,5%
3. Thiago Araújo – 5,1%
4. Dr. Wanderlan – 3,7%
5. Erick Monteiro – 3,4%
6. Chicão (presidente da Alepa) – 3,3%
7. Luth Rabelo – 3,1%
8. Ronnie Silva – 2,8%
9. Coronel Neil – 2,7%
10. Delegado Nilton Neves – 2,6%
Trajetória e atuação
Natural de Capitão Poço, no nordeste paraense, Erick Monteiro iniciou sua trajetória política como vereador em sua cidade natal aos 24 anos. Em 2012, foi eleito vereador de Ananindeua, sendo reeleito em 2016. Em 2020, assumiu como vice-prefeito do município, permanecendo no cargo até janeiro de 2023, quando tomou posse como deputado estadual após ser eleito com 78.053 votos, sendo o sexto mais votado do estado.
Na Alepa, Monteiro é membro de sete comissões e atua como líder da bancada PSDB/Cidadania. Sua atuação se destaca por iniciativas voltadas à infraestrutura, saúde pública, educação e desenvolvimento econômico, com ênfase nas demandas da população da Região Metropolitana e também do nordeste paraense.
Com a quinta colocação no ranking da Doxa, Erick Monteiro demonstra força eleitoral consolidada e se posiciona como um dos nomes competitivos para manter uma cadeira na Alepa nas próximas eleições.
Texto: Assessoria