O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), e os representantes da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) conversam sobre as iniciativas da Prefeitura para garantir direitos básicos aos refugiados, migrantes e apátridas, na manhã desta sexta-feira (21), no Palácio Antonio Lemos.
A conversa
O prefeito Edmilson Rodrigues falou sobre os programas que atendem à população mais vulnerável e como essas iniciativas também foram ampliados para àqueles que buscaram refúgio em Belém, como o Bora Belém, o programa de renda mínima para as famílias com crianças em idade escolar, e o programa Donas de Si, que oferece cursos de capacitação para mulheres chefes de família que buscam empreender.
Durante a conversa, o prefeito apresentou ainda a participação dos refugiados warao nas pré-conferências sobre o clima e a voz dada a eles, que já vivem situações em que precisaram sair de seu lugar de origem em busca de qualidade de vida.
Os representantes da ACNUR elogiaram as iniciativas locais e ainda se dispuseram a dar visibilidade a esse exemplo de integração e acolhimento, para que as iniciativas possam ser replicadas. A visita terminou com o prefeito de Belém presenteando os visitantes com artes produzidas por ele.