Alexandre Siqueira, do MDB, Prefeito de Tucuruí, no Pará, teve sua gestão APROVADA no quesito TRANSPARÊNCIA PÚBLICA pelo Radar Nacional que conferiu a sua administração a nota 96,65% recebendo assim o “SELO DIAMANTE” .
O Radar Nacional avaliou *8.016 entidades* e somente 367 instituições receberam o SELO DIAMANTE, 435 o Ouro e 560 o Prata.
Siqueira que é um dos maiores empregadores de Tucuruí e região, foi eleito prefeito em 2020 com 18.104 votos, desbancando figuras políticas conhecidas na região como Eliane Lima, do PSDB, que recebeu 17.940 votos, e Arthur Brito (PTB, hoje está no União Brasil) que disputava a reeleição, porém recebeu somente 8.911 votos.
Prefeito Alexandre é considerado como uma das maiores lideranças políticas da região sudeste do Pará. Sua esposa Andréia Siqueira, do MDB, se elegeu deputada federal com eleição bastanre expressiva, 125.004 votos.
Lei de Acesso a Informação
A informação consta no site Radar Nacional de Transparência Pública desde o mês de novembro com base na Lei de Acesso à Informação (LAI – Lei nº 12.527/2011), que completou 11 anos.
O Programa Nacional de Transparência Pública é promovido pelos Tribunais de Contas e pela Associação dos Membros de Tribunais de Contas (Atricon), onde é o maior repositório de informações sobre transparência pública do Brasil.
Base de informação
O Sistema Tribunais de Contas realizou o levantamento no período de maio a novembro de 2022 e alcançou cerca de 8.000 portais públicos, englobando a União, 26 Estados, o Distrito Federal e 4.191 Municípios, segundo o Programa Nacional de Transparência.
Objetivos da avaliação
A forma espontânea, independente de qualquer solicitação, disponibilizando as informações nos portais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Tribunais de Contas, Ministério Público, Defensoria Pública, União, Distrito Federal, Estados e os Municípios do Brasil, colaborou de forma decisiva para que o Portal da Transparência de Tucuruí recebesse a honrada nota de 96,65% de transparente.