Quem vencerá Helder Barbalho nas eleições de 2018?

1
Tebet “cumpriu papel importante”, diz Helder Barbalho em ato de apoio a Lula
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Helder Barbalho é do agora chamadodeputados federais eleitos no Pará, antes PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), o qual se filiou em 1997. Partidos como PTN – Podemos, PTdoB – Avante, PSL – Livres, PFL – Democratas mudaram de nome nesse cenário de desconfiança onde as instituições partidárias sofrem um grau de descredito jamais visto na história. Talvez a estratégia seja fugir dos estigmas que hoje o termo “partido” carrega, e assim, de alguma forma, almejar melhores resultados perante a população. O “PMBD” não perdeu tempo!

Trajetória Política

Helder Barbalho eleito vereador de Ananindeua em 2000, em 2002, elegeu-se deputado estadual com 68.474 votos, prefeito (o mais jovem da história do Pará) de Ananindeua por duas vezes (2005-2013), em 2014 concorreu nas eleições de 2014 ao cargo de governador do Pará, mas foi derrotado por Simão Jatene (PSDB) no segundo turno – O tucano levou 51,92% dos votos válidos, enquanto Helder obteve 48,08%. Ministro da Pesca no governo de Dilma em 2015 e Ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos do Brasil entre 2015 e 2016, também no governo petista, e no governo Temer é Ministro da Integração Nacional do Brasil desde 12 de maio de 2016.

Helder tem 38 anos, é filho do senador Jader Barbalho que foi acusado de receber doações do grupo J&F por Ricardo Saud, ex-diretor da J&F, mais conhecido como “o homem da mala”. Todas as acusações foram rebatidas por Jader. Helder foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA), em 2017, da acusação de crime eleitoral na eleição de 2014. Existem alguns fantasmas que circundam Helder Barbalho que mencionaremos em outra ocasião.

Quem vencerá Helder nas eleições de 2018 para o governo?

Jatene ainda tem pontos a tratar com o Vice-governador Zequinha Marinho e com PSDB, talvez Zequinha seja o maior problema para Jatene que o PSDB. Jatene deseja colocar Marcio Miranda do DEM no governo, mas para isso Zequinha terá que concordar em sair com o governador para que Mirando quanto governador possa em pouco tempo mostrar o que é capaz de fazer.

É um absurdo o PSDB abrir mão de disputar o governo, embora não seja absurdo o nome de Marcio Miranda, no mínimo é apostar em um pré-candidato que não tem potencial eleitoral que faça frente a Helder. Jatene e Marcio, caso se configure, os planos realmente precisarão trabalhar muito para bater Helder.

Helder Barbalho tem potencial eleitoral de sobra, é político carismático, tem oratória do bom político, é popular, e sabe explorar bem seu estado atual de Ministro da Integração Nacional para ampliar sua influência política no Pará por meio de um marketing pessoal muito bem feito.

Vence fácil

Para alguns Helder leva fácil, desde que não suja nenhuma surpresa, nenhuma denúncia que abale a moral do então ministro. As pesquisas apontam um Helder soberano, o “candidato” a ser batido. E Juntando os alhos e bugalhos é possível afirmar “se alguém desejar vencer Helder Barbalho, precisará trabalhar e trabalhar muito, pois até o momento saber quem o vencerá é tão complexo quanto responder, como o vencer?”

Em Tailândia o secretário de Esporte e Cultura Melqui Gonçalves é o presidente do partido.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here