É divulgada nesta quinta-feira (14), uma pesquisa feita pela Public Health England (PHE), agência governamental do Reino Unido na qual mostrou que pessoas que já foram infectadas pelo novo coronavírus, mantém imunidade por até cinco meses. Todavia, os recuperados ainda podem carregar e continuar transmitindo o vírus ara outras pessoas.
A pesquisa acompanhou 20.787 profissionais britânicos desde junho de 2020. Após a realização de exames RT-PCR os pesquisadores analisaram a presença de anticorpos, o que significa que a pessoa realmente já foi infectada pelo vírus
O resultado indicaria que a imunidade adquirida naturalmente como resultado de infecções fornece 83% de proteção contra a reinfecção, em comparação com pessoas que não tiveram a doença antes, com provável período de imunidade durando pelo menos 5 meses. Sendo assim, de acordo com os participantes do estudo, os sintomas na segunda infecção foram mais leves.
Contudo, segundo os pesquisadores pessoas que contraíram a Covid-19 no ano passado ainda podem transportar o coronavírus no nariz e na garganta, correndo o risco de contaminar outras pessoas, por isso é importante respeitar as normas indicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).