Requerimento de Wagner Pereira concede ao Escritor Marcos Costa a placa de “Honra ao Mérito”

1
Requerimento de Wagner Pereira concede ao Escritor Marcos Costa a placa de "Honra ao Mérito"
Vereador Professor Wagner com o jovem escritor Marcos Samuel, na Câmara Municipal de Ponta de Pedras / Imagem: AP ed. TN BRASIL TV

Na manhã de quinta-feira (15) na Câmara Municipal de Ponta de Pedras o escritor Marcos Samuel Costa recebeu a placa de Honra ao Mérito ao jovem por meio do REQUERIMENTO do vereador Professor Wagner Pereira, do PSDB.

O parlamentar Wagner é muito ligado as manifestações culturais de sua região – Marajó, além de ser professor por formação e profissão, suas ações sempre oportunizam, valorizam e apoiam essas manifestações. No ano de 2021, o vereador realizou no Espaço Cultural PW, o lançamento do “No próximo verão”, livro de poemas do autor. Reunindo numa linda noite.

Marcos é um jovem autor que nasceu em Ponta de Pedras, morou alguns anos em Belém e se formou pela UFPA em Serviço Social, retornando para sua cidade, onde trabalha como assistente social. Além disso, abriu a sala de sua casa para fazer saraus e oficinas de escrita literária. Em 2022 ganhou o Prêmio de Criação Artística da Fundação Cultural do Pará, onde realizou um ciclo de oficina “Escritas de si!” que resultou num livro com o mesmo título, publicado e registrado. Reunindo muitas vozes ribeirinhas e tradicionais do Marajó.

O vereador Wagner afirmou “..ver nessas atividades o empenho do jovem autor, nisso, manifesta sua alegria e respaldou a indicação na câmara. Pois, as lutas das juventudes ribeirinhas são muito grandes. É difícil o lugar no mercado de trabalho, uma formação gratuita e de qualidade. Quando Marcos rompe com essas barreiras e faz de sua arte uma forma de resistência, ajuda outros jovens a sonhar.

Marajó é conhecido pelos baixos índices de qualidade de vida, acidentes com embarcações e exploração sexual infantil. É necessário esse olhar para quem luta e trabalha, seja com arte ou com projetos sociais.

A arte da escrita por si só é difícil. E sempre se centraliza nas grandes cidades, como Belém, que oferece encontros, palestras, oficinas e afins. É a primeira vez que Ponta de Pedras tem uma oficina de escrita e por um autor da terra.

Marcos Samuel Costa é vencedor do Prêmio Dalcídio Jurandir 2020, Prêmio Uirapuru de Literatura em 2021 entre outros prêmios. Com esse currículo e bagagens que retorna para seu município e faz a diferença na vida da juventude.

O vereador Professor Wagner Pereira sempre atende, acompanha e apoia essas ações tão importantes para o município quanto para o estado do Pará.

Deixe seu Comentário com o FACEBOOK:

Deixe um comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here