Rio Grande do Norte: um estado de belezas naturais e excelência turística

0
Rio Grande do Norte: um estado de belezas naturais e excelência turística
Dunas e mares se encontram pela extensa faixa litorânea. Foto: reprodução

Experiências que se eternizam na memória de quem visita o litoral do Rio Grande do Norte. O visitante tem como opção mais de 40 quilômetros de praias encantadoras, colocando o Estado entre os dez melhores destinos do Brasil.

Além de Natal, destinos descentralizados provocam emoções por conta do vasto e diverso cenário de belezas e peculiaridades naturais. Mares em meio ao encontro com território recortado formando belas praias que se alternam com as falésias imponentes da região, que mudam de cor de acordo com a posição do sol. De fato, o lugar onde o vento faz a curva e as dunas se movimentam dia e noite; onde o nascer do sol é um dos primeiros a despontar na extensa costa brasileira, ao leste, por cima do horizonte do oceano Atlântico e ainda, mais próximo do continente, onde as límpidas águas verdes em ‘degradê, se apresentam em tamanha perfeição enchendo os olhos de magia, encanto e alegria, provocando intensa sensação de bem-estar ao corpo e a mente, fazendo com que o coração dos visitantes pulse mais forte ao se deparar com tais cenários deslumbrantes.

Rio Grande do Norte: um estado de belezas naturais e excelência turística
Natal sediou o I Encomtur. E foi na praia de Ponta Negra local onde a rede hoteleira predomina, que os participantes do Encomtur se hospedaram, no Hotel Praiamar Express. Foto: João Ramid

Foi por apresentar toda essa força do turismo de natureza e aventura, que o estado do Rio Grande do Norte foi escolhido para sediar o I Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, I Encomtur, na cidade de Natal, por ocasião do Congresso da Febtur realizada no ano anterior, em agosto de 2023, na cidade de Salvador. A aposta na região foi assertiva, mais de 120 profissionais de comunicação vieram ao Estado a fim de trocar informações, experiências e para conhecer o destino turístico que está posicionado entre os mais importantes do Brasil.

Muitos são os atrativos turísticos e no radar de quem visita, atenção especial para os mares do Rio Grande do Norte possue praias com águas claras e mornas o ano todo, em média entre 25 °C e 28 °C. Reconhecidas internacionalmente e nacionalmente por tamanha beleza, merece destaque à praia de Maracajaú, no município de Maxaranguape, também conhecida como ‘Caribe Brasileiro’, que fica distante 60 km de Natal, ao norte, pela BR 101.

Rio Grande do Norte: um estado de belezas naturais e excelência turística
Um cenário paradisíaco. As praias do RN. Mar calmo e lindas enseadas. De um lado dunas e extensas faixas de areias brancas de outro lado águas em tons degrade. Foto: João Ramid

Na região citada, além do mar calmo que favorece a prática de esportes, a exemplo do kite surf, lindas enseadas de areia branca deixam o cenário ainda mais propício para caminhada e banho de mar.

Em baixo d’água mais belezas de encher os olhos. As barreiras de corais, conhecidas como ‘parrachos’ são perfeitos habitats para cardumes de peixes coloridos de diferentes espécies, que encontram no local nutrientes em abundância para a sobrevivência.

Mergulho livre em meio aos cardumes de peixes em área conhecido como ‘parrachos’. Foto: João Ramid
Experiência inesquecível em águas verdes em meio a plataforma de corais. Foto: João Ramid

E para quem quer ver e conhecer e toda essa fauna e flora marinha de perto, embarcações do tipo catamarã se deslocam 07 km em direção a alto mar. Um passeio com embarcações de qualidade, tripulação treinada e profissionais mergulhadores que proporcionam segurança para os turistas que queiram vivenciar a prática amadora ou profissional do mergulho livre (snorkeling) em meio as piscinas naturais que ficam mais evidentes durante a maré baixa. No local, a plataforma de corais de Maracajaú se mostra a uma profundidade que varia de 1 a 3 metros.

Rio Grande do Norte: um estado de belezas naturais e excelência turística
Embarcação segura e profissionais treinados para tranquilidade dos visitantes que escolhem o passeio de catamarã em mar aberto em Maxaranguape, RN. Foto: João Ramid

Passeios não faltam. De um lado o mar, de outro as dunas. Todos locais imperdíveis para quem visita Maxaranguape. Aos turistas que têm as dunas como opção podem fazer o deslocamento por quadriciclo ou buggys, – com emoção e sem emoção (à escolha); passeio a cavalo nas praias é outra alternativa.

Passeios com emoção ou mais tranquilos. Quem decide é o visitante ao optar pela experiência do passeio de buggys ou quadriciclos. Foto: João Ramid

Rios e lagos também são excelentes atrativos turísticos. O rio Maxaranguape, por exemplo, com margens de mangues, dunas e vegetação privilegiada, pode ser visitado por trilhas ou por descidas em caiaques e stand up paddle. Para quem gosta de velejar, a sugestão é conhecer a famosa lagoa Grande, com direito a banho em águas cristalinas.

Além de Maracajaú e a praia de Maxaranguape, outras praias da região são destaque, entre elas, a praia Ponta dos Anéis, a Ponta Gorda e a praia de Caraúbas.

No entanto, não são apenas belezas naturais que chamam atenção ao destino em questão; lá muito se trabalha para garantir a qualidade no atendimento de quem recebe o visitante, fato que ajuda a confirmar o turismo como força motriz da economia do Rio Grande do Norte. “O turista quando bem recebido tende a voltar ao destino visitado”, disse o presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo do RN, José Maria Pinheiro. Aqui trabalhamos muito para receber bem.

Rio Grande do Norte: um estado de belezas naturais e excelência turística
Hotel Escola Barreira Roxa – Senac – RN. Foto: Caninde Soares

Guias de Turismo são um destaque à parte. Conhecedores da história local, da cultura e dos atrativos turísticos do Estado, estão na linha de frente, sempre presente no receptivo turístico. A excelência no atendimento passa também pelas profissões que trabalham diretamente com o público. Percebe-se a qualidade quanto aos serviços prestados por motoristas de aplicativos, taxistas, membros associados ao Terceiro Setor, a exemplo das associações de buggueiros, jipeiros, barraqueiros, garçons que prestam atendimento de qualidade em mais de 500 restaurantes e bares e chefes de cozinha responsáveis pelos cardápios criativos e requintados. “Parte significativa da população do Rio Grande do Norte tem sua renda financeira adquirida no setor turístico e presam pelo bom atendimento para manter em alta o fluxo de turistas em todos os municípios do Estado, do sertão ao litoral”, ressaltou José Maria, da Febtur RN.

Parte da formação dos profissionais de excelência turística é oferecida pela Federação de Comércio, Bens, Serviços, Hospitalidade e Turismo, Fecomércio RN, por meio do Senac. Em 2023, o quadro do Hotel Escola Barreira Roxa, do Senac, realizou 2800 matriculas em cursos de formação e qualificação. Esse quantitativo confirma o incentivo aos bons serviços a serem prestados ao visitante.

Por Christina Hayne – DRT 1759/ PA