Sessão Especial homenageia 375 anos do Exército e 10 anos do Comando Militar do Norte

0
Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)

Uma Sessão Especial de homenagem aos 375 anos do Exército Brasileiro, comemorado no dia 19 de abril, marcou o início das atividades da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) da semana, nesta segunda-feira (26). Proposta pelo deputado Fábio Figueiras, a cerimônia, realizada no novo auditório João Batista, também lembrou os 10 anos do Comando Militar do Norte (CMN), criado para multiplicar as ações do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental.

Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)

A mesa da Sessão Especial foi composta do deputado Fábio Figueiras, que presidiu a sessão; deputado Coronel Neil; general brasileiro Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, comandante militar do Norte; major brigadeiro do ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, comandante do 1º Comar; general de Brigada André Laranja Sá Corrêa, chefe do Centro de Coordenação e Operações do CMN; general de brigada Francisco Wellington Franco de Souza, chefe do Estado Maior do CMN; e capitão de Mar e Guerra Marcelo de Abreu Souza, sub chefe do Estado Maior do 4º Distrito Naval.

Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)

De acordo com o deputado Fábio Figueiras, a intenção da proposição foi reconhecer e legitimar a importância do Exército Brasileiro enquanto prestador de serviços à pátria, e protetor e defensor das fronteiras brasileiras.

Deputado Fábio Figueiras/Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)

“Queremos ressaltar a importância histórica e a notável trajetória do Exército Brasileiro, que tem papel fundamental na defesa da nossa nação. O Exército, que desde o dia 26 de junho de 2013 iniciou os trabalhos do Comando Militar do Norte, tem atuado de forma incansável na região amazônica, que desempenha papel estratégico na Amazônia. Estamos em um momento que precisamos discutir a Amazônia, a biodiversidade, e não tem como falar disso sem falar em preservação, em defesa. Aqui lembramos a importância de se investir no Norte, na proteção e na defesa das nossas riquezas nacionais”, declarou Fábio.

Deputado Fábio Figueiras/Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)

O Comando Militar do Norte foi criado com o objetivo de aumentar a capacidade operacional, robustecer a gestão e proporcionar as melhores condições de emprego da Força Terrestre, em face do espaço estratégico do delta do Rio Amazonas e das diversas infraestruturas estratégicas da região. De acordo com o deputado Coronel Neil, atuar com a segurança sempre lhe trouxe disciplina.

Deputado Neil Duarte/Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)

“As forças armadas são símbolo de honestidade, trabalho e disciplina, e o Exército tem função importante no combate ao tráfico nas nossas fronteiras. Então o Parlamento está sempre aberto a essa parceria, e eu me coloco à disposição. Contem com este parlamentar em tudo que envolva a vida do paraense”, pontuou Coronel Neil.

O comandante militar do Norte, Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, expressou, em seu discurso, a alegria, honra e gratidão de ocupar o cargo hoje exercido, e representar a instituição na homenagem concedida pelo Poder Legislativo.

Comandante militar do Norte, Luciano Guilherme Cabral Pinheiro/Foto: Ozéas Santos (AID/Alepa)

“Desde que foi criado, o Exército traz a noção de pertencimento, e a necessidade de proteger nossa gente, famílias, riquezas. Em 1648 nascia uma nação e com ela o Exército, e florescia a percepção de unidade em torno de um projeto que resultaria na integridade do território. O Exército é o mais puro e fiel retrato de seu povo. De todas as raças e glórias, desafios e sacrifícios. E o Comando Militar do Norte surgiu para multiplicar as ações na região da Amazônia Oriental. Finalizo batendo continência orgulhosamente: Selva!”, bradou, o general.

Dia do Exército
O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco. Foram as principais ações bélicas ocorridas no Nordeste brasileiro contra a presença dos holandeses na região.

 

Reportagem: Natália Mello – AID – Comunicação Social

Edição: Dina Santos – AID – Comunicação Social

Fonte: Alepa