A quarta fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (27), resultou no afastamento dos prefeitos de Ibipitanga e Boquira, na Bahia, sob suspeita de desvio de emendas parlamentares. A ação foi autorizada pelo ministro Nunes Marques, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF).
A investigação apura fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro, ocorridos entre 2021 e 2024. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos em cinco cidades baianas, com apoio da Receita Federal.
O deputado federal Félix Mendonça (PDT-BA) também é alvo da operação. Ele confirmou o afastamento de um assessor de confiança e a quebra de seu sigilo telefônico, mas afirmou que suas emendas foram destinadas a municípios onde tem atuação política.
Além dos prefeitos, o ex-prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho, também foi alvo de buscas.
Entre os crimes investigados estão: organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. O esquema envolvia o pagamento de propinas em troca da liberação de emendas parlamentares.
Você também poderá gostar:











