Terceira Via | Eleições presidenciais estão chegando e com ela a polarização em torno de Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva vai eclipsando a visão do eleitor brasileiro que não consegue enxergar outros nomes, que não sejam, Bolsonaro ou Lula. O que é muito ruim para o país, no que se refere a possível oportunidade de se analisar outras possibilidades por assim dizer “fora da caixa“, as ASPAS poderiam ser maiores.
Três Nomes
Dos nomes mais cotados estão João Doria, governador de São Paulo, Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, ambos do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira). O terceiro nome da lista é o de Rodrigo Pacheco, do DEM, presidente do senado, que a qualquer hora pode anunciar sua ida ao PSD (Partido Social Democrático).
PSDB e seus dois
Dória é alvo predileto dos bolsonaristas, assim quando não perguntam pelo PT (Partido dos Trabalhadores) ou por Lula, atacam João Doria e não raro mencionam até o tamanho das calças do governador.
Eduardo Leite precisará conquistar a vaga tucana, por enquanto Dória aparece como favorito, porém ao que tudo indica Eduardo receberá apoio do ex-senador Tasso Jereissati, o que é muito importante. O PSDB precisa administrar bem o “ego” de Doria e Eduardo, sem enfraquecer o partido, precisando ainda ficar de olho em Aécio Neves que atrapalha o processo de candidatura do próprio PSDB, ao criticar Doria, sugeriu ao partido abrir mão da candidatura e apoiar o nome “mais viável” do Centro.
DEM ou em breve PSD
Rodrigo Pacheco é um verdadeiro gentleman, ponderado, não menos estratégico, sabe comer pelas beiradas. Sabe fugir de perguntas polêmicas, porém respondendo sempre com muita clareza e firmeza. Sua ida ao PSD, sonho de Kassab, e aposta certa para ser a Terceira Via nas eleições coloca ao mesmo tempo expectativa e pressão, aumentando a necessidade de se conduzir prudentemente, pois qualquer fala ou passo desmedido pode coloca-lo como um sabotador do governo, e se isso acontecer a milícia digital não o perdoará.
Qual dos três se firmará como Terceira Via? Só o tempo vai dizer. Mas dificilmente um destes deixará de disputar as eleições em 2022.
Ciro Gomes
Você deve se perguntar, e o Ciro, do PDT? O Ciro é o Ciro.