XP cancela pesquisa eleitoral do Ipespe por pressão de clientes bolsonaristas

0
XP cancela pesquisa eleitoral do Ipespe por pressão de clientes bolsonaristas
Imagem: Pixabay

A XP Investimentos, contratante do Ipespe, cancelou a pesquisa eleitoral para presidente que seria divulgada nesta sexta-feira (10). O registro no TSE, sob o protocolo BR-06295/2022, foi retirado do sistema da justiça eleitoral nessa quarta-feira (8) por determinação da própria corretora.

De acordo com informações houve pressão de ministros de Bolsonaro e de clientes da corretora de investimentos, especialmente os ligados ao agronegócio.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, os ataques e evasão de investidores da corretora já vinha crescendo gradativamente e explodiu na semana passada, quando o instituto mostrou que 35% dos eleitores consideram que a honestidade é um atributo de Lula, contra 30% que dizem o mesmo sobre Bolsonaro.

Após o cancelamento da pesquisa, a corretora em questão anunciou que haverá mudanças na periodicidade e no tamanho da amostra de seus levantamentos, que passarão de mil entrevistados para dois mil, o que irá reduzir a margem de erro. Além disso, as pesquisas que antes eram divulgadas toda semana, passarão a ser mensalmente.

 

Leia mais no site:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here