Nikitin-Chevtchenko IS-4
Grokhovski G-39
Projetado na década de 1930 como um caça aríete, o G-39 “Cucaracha” tinha armamento e layout não convencionais. Mas a falta de potência dos motores fez com que a sua produção foi enfim interrompida.
Polikarpov I-185
O Polikarpov I-185, com motor potente e desempenho superior, tinha potencial para se tornar o principal caça da URSS durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, problemas de confiabilidade do motor e prioridades da guerra levaram ao cancelamento do projeto.
Sukhoi Su-47 ‘Berkut’
Com as asas inclinadas para aumentar a agilidade, o Su-47 Berkut representava o fascínio russo pela supermanobrabilidade. Apesar do design inovador, nunca passou da fase de protótipo.
Sukhoi Su-37
Concebido como um caça versátil de ataque ao solo, o Su-37 combinou a configuração de canard com aviônicos e sistemas de defesa avançados. Mas as limitações de financiamento pós-Guerra Fria levaram a seu cancelamento.
Iakovlev Yak-141
Planejado como um caça com capacidade de decolagem vertical, o Yak-141 pretendia rivalizar com seus equivalentes ocidentais. Apesar de ter potencial, o projeto foi arquivado, e sua influência foi observada mais tarde no F-35B.
Grokhovski G-38
O G-38, um conceito de caça pesado de asas duplas, apresentava elementos de design inovadores, mas nunca saiu da prancheta por razões desconhecidas.
Família Mikoian-Gurevitch Ye-150
A série Ye-150 apresentou desempenho excepcional e capacidades avançadas, com o objetivo de combater as ameaças ocidentais. Mesmo com o design inovador, o projeto foi descontinuado devido a problemas técnicos e atrasos.
(Originalmente publicado no Russia Beyond)