Close Menu
    What's Hot

    Larissa de Jesus, de Campo Grande-MS, é a nova colunista da TN Brasil TV

    30 de novembro de 2025

    Crise Institucional em Goianésia do Pará: MP e Judiciário “De Olho” em Nova Rodada de Denúncias

    30 de novembro de 2025

    ​Dirceu, o mais votado do PT no Pará, lidera preferência para a chapa majoritária de 2026

    30 de novembro de 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram LinkedIn WhatsApp
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube
    TN BRASIL TV – Outro Ponto de Vista
    • Amazônia
    • NOTÍCIAS
      • FOLHA DE ESPORTES
      • IMPRENSA
      • AGRONEGÓCIO
      • EDUCAÇÃO
      • COP-30 – Belém
      • CULTURA
        • Filmes, Séries e Documentários
      • LIVROS, PALESTRAS, CURSOS e E-books
      • Business
      • ECONOMIA
      • JUSTIÇA
        • JUSPARÁ
      • FOLHA POLICIAL
      • RELIGIÃO
      • TURISMO
    • ALEPA EM FOCO
    • JUSPARÁ
    • Coluna do Cassimiro
      • Ciências Políticas
      • Coluna Paula Souza
      • Renata Feitosa
      • Carla Crispin
      • Colunista Bárbara Luíza
      • Colunista Cleucy Santos
      • Coluna Professor Davi Barbosa
      • Coluna do Breno Guimarães
      • Indira Lima
      • Emilly Almeida
      • Helenilson Pontes
      • Colunista Rev. Marcelo Lemos
    • POLÍTICA
      • O CARCARÁ
      • OBSERVATÓRIO POLÍTICO
    • PORTAL DA HISTÓRIA
    • MUNDO
      • China “O Império do Meio”
      • Estados Unidos “Tio San”
      • Rússia “A Grande Potência”
    INSCREVA-SE
    TN BRASIL TV – Outro Ponto de Vista
    Início A nova forma de extinção de partidos e o direito partidário
    Coluna do Breno Guimarães

    A nova forma de extinção de partidos e o direito partidário

    Breno GuimaraesBreno Guimaraes27 de novembro de 2023
    Facebook WhatsApp Twitter LinkedIn Telegram Copy Link
    A nova forma de extinção de partidos e o direito partidário
    Análise da legislação e implicações no cenário político (Foto: Reprodução).

    Na sessão do dia 9 de novembro de 2023, o Plenário do TSE – Tribunal Superior Eleitoral aprovou a criação do Partido Renovação Democrática – PRD, a partir da fusão entre o PTB – Partido Trabalhista Brasileiro e o Partido Patriota.

    A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 estabelece que é “livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana” (art. 17 CRFB/88).

    Do mesmo modo, o art. 2º da Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos), dispõe sobre a liberdade de criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos no Brasil.

    Fusão de Partidos

    O professor José Jairo Gomes (2022) ensina que a fusão é o processo pelo qual dois ou mais partidos se unem, de maneira a formar outro, o qual sucederá os demais nos seus direitos e obrigações. Com a fusão ocorre a extinção das agremiações que se uniram para formar a nova legenda partidária.

    Extinção de Partidos

    A extinção dos partidos que se fundiram ou foram incorporados é a consequência imediata dos processos de criação de novas legendas por meio de fusão e incorporação de legendas.

    Nesse sentido, o art. 27. da Lei dos Partidos (Lei nº 9.096/1995), estabelece que: “Fica cancelado, junto ao Ofício Civil e ao Tribunal Superior Eleitoral, o registro do partido que, na forma de seu estatuto, se dissolva, se incorpore ou venha a se fundir a outro”.

    Os partidos PTB e Patriota são casos recentes de extinção de partidos. Além destes, nos últimos anos foram extintos o DEM – Democratas e o PSL que se fundiram para criar o União Brasil, assim como o PSC foi extinto ao ser incorporado ao Podemos, e do mesmo modo o PROS foi extinto pela incorporação ao Solidariedade.

    Durante o I Congresso Internacional de Direito Partidário, realizado pela Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP, realizado em 2020, tive a oportunidade de apresentar trabalho acadêmico abordando sobre “A Extinção de Partidos Políticos Incorporados a outra Agremiação após a vigência da cláusula barreira”. Na ocasião, explanei que após a vigência da Cláusula de Barreira ou cláusula de desempenho instituída pela Emenda Constitucional nº 97/2017, já em 2019 vários partidos buscavam realizar incorporações entre partidos que não haviam alcançado a cláusula de barreira e perderiam os recursos do fundo partidário.

    Importante destacar que no processo de fusão entre o histórico PTB – Partido Trabalhista Brasileiro e o Patriota, a criação do Partido Renovação Democrática – PRD tinha o claro objetivo de manutenção dos recursos do fundo partidário pelas agremiações que não tiveram êxito na cláusula de desempenho, após as eleições de 2022.

    Incorporação de Partidos

    A incorporação de partidos está prevista no art. 17 da Constituição Federal de 1988 e nos artigos 2º e 29 da Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos).

    Ocorre incorporação quando um ou vários partidos são absorvidos por outro, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações. As agremiações incorporadas deixam de existir, subsistindo apenas a incorporadora (GOMES, 2022, p. 144).

    Em 2023, o TSE aprovou que o Podemos incorpora-se o PSC; e, também, que o PROS fosse incorporado pelo Solidariedade. Assim, foram extintos o PSC e PROS.

    Registra-se que “somente será admitida a fusão ou incorporação de partidos políticos que hajam obtido o registro definitivo do Tribunal Superior eleitoral há, pelo menos, 5 (cinco) anos” (§ 9º, art. 29, Lei nº 9.096/1995).

    Democracia de Partidos

    Segundo o Professor Marcelo Peregrino Ferreira (2020), o monopólio das candidaturas é das agremiações partidárias. Assim, a democracia brasileira revela-se como uma democracia de partidos, que elegeu a representação organizada, por meio de grupos ideologicamente diferentes, como o meio pelo qual o sistema deve se organizar.

    A democracia de partidos poder ser conceituada “como a forma pela qual a soberania popular se transforma em poder estatal, por meio dos partidos políticos organizados, competindo em eleições periódicas, de modo a canalizar as diferentes mundividências da sociedade para a constituição da vontade popular nos Parlamentos” (FERREIRA, 2020, p. 122).

    Legislação aplicável aos Partidos

    A Lei nº 9.096, de 19 de setembro de 1995, dispõe sobre os partidos políticos, e regulamenta os artigos 17 e 14, § 3º, inciso V, da Constituição Federal.

    Por sua vez, a Resolução TSE nº 23.571, de 29 de maio de 2018, disciplina a criação, organização, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos.

    De acordo com o art. 1º, da Resolução TSE nº 23.571/218, o partido político, destina-se a assegurar, no interesse do regime democrático, a autenticidade do sistema representativo e a defender os direitos fundamentais definidos na Constituição Federal.

    Considerando que não há eleição sem partidos políticos e que não são admitidas candidaturas avulsas, sem filiação partidária, admite-se que o Direito Eleitoral convive diretamente com normas específicas de Direito Partidário, tais como no processo de fusão e incorporação de partidos.

    Direito Partidário

    Segundo Edson de Resende Castro (2018), já é possível dizer que o Direito Partidário tem autonomia legislativa e científica perante o Direito Eleitoral, embora se reconheça a acentuada proximidade desses dois ramos.

    O Direito Partidário cuida-se das normas relativas à criação, fusão, incorporação e extinção dos partidos políticos, assim como das regras sobre prestação de contas e organização partidárias.

    Então, não obstante seja o Direito Partidário cientificamente autônomo, há que reconhecer-se que ele caminha entrelaçado ao Direito eleitoral, mormente porque seus conflitos de interesse se submetem, na maioria das vezes, à Justiça Eleitoral (CASTRO, 2018).

    Portanto, com a recente criação do Partido Renovação Democrática – PRD, a partir da fusão entre o PTB – Partido Trabalhista Brasileiro e o Patriota, identifica-se uma nova forma de extinção de partidos por meio de processos de fusão e/ou incorporação de partidos que não atingem a clausula de desempenho, para fins de assegurar os recursos do fundo partidário e do acesso gratuito ao horário partidário no rádio e televisão. Revelando-se importante o conhecimento e estudo das normas atinentes ao Direito Partidário brasileiro.

    Conforme RPP nº 0601913-90.2022.6.00.0000.

    GOMES, José Jairo. Direito Eleitoral.18. ed. Barueri (SP): Atlas, 2022. p. 144.

    Durante os regimes autoritários, alguns partidos foram extintos por atos normativos dos ditadores.

    Este trabalho recebeu Menção Honrosa no Concurso de Resumos Expandidos do I Congresso Internacional de Direito Partidário, realizado pela Abradep, em julho de 2020.

    O PTB foi fundado em 1945, era o partido de Getúlio Vargas. No processo de redemocratização, em 1981, Leonel Brizola tentou recriar o PTB, mas acabou perdendo a sigla para Ivete Vargas.

    Conforme Notícias do TSE: “Confirmado bloqueio de valores do Fundo Partidário em favor de legendas em fase de fusão e incorporação”, 30 março 2023.

    No artigo: “A liberdade e limitação de fusão e incorporação de partidos políticos no Brasil”, publicado na Revista do TRE-RS, ano 26, n. 50, jan./jun., 2021, analisamos a constitucionalidade da ADI nº 5.311 e 6.044, propostas pelo PROS e pela REDE, questionando a constitucionalidade de dispositivos da Lei nº 13.107/ 2015, que alterou a Lei nº 9.096/1995, para impor limite temporal à fusão ou incorporação de partidos.

    FERREIRA, Marcelo Peregrino.  Da democracia de partidos à autocracia judicial: o caso brasileiro no divã. Florianópolis: Habitus Editora, 2020.

    CASTRO, Edson de Resende. Curso de Direito Eleitoral. Belo Horizonte: Del Rey, 2018.

    Previous ArticleVereador Wagner Pereira apoia artesã Soraia Melo, forte representante da arte marajoara em Ponta de Pedras
    Next Article “A esquerda europeia já não é mais apenas um fantasma”. Entrevista com Viola Carofalo, líder do italiano Poder para o Povo
    Breno Guimarães
    Breno Guimaraes
    • Website
    • Instagram

    Cientista político, consultor e professor do Instituto Vencedor de Ensino e Pesquisa, é membro efetivo da ABRADEP (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político).

    Leia Mais

    ​Dirceu, o mais votado do PT no Pará, lidera preferência para a chapa majoritária de 2026

    30 de novembro de 2025

    Tailândia investe em segurança: Prefeito Lauro Hoffmann entrega Kits Starlink ao 45º BPM

    29 de novembro de 2025

    CNT/MDA: Lula lidera com folga contra Michelle e Eduardo Bolsonaro em 2026

    28 de novembro de 2025
    Add A Comment

    Comments are closed.

    Últimas Notícias
    Larissa de Jesus, de Campo Grande-MS, é a nova colunista da TN Brasil TV
    Larissa de Jesus, de campo Grande-MS, é a nova colunista da TN Brasil TV

    Larissa de Jesus, de Campo Grande-MS, é a nova colunista da TN Brasil TV

    TN BRASIL TV
    ·
    30 de novembro de 2025
    Crise Institucional em Goianésia do Pará: MP e Judiciário “De Olho” em Nova Rodada de Denúncias
    Crise Institucional em Goianésia do Pará: MP e Judiciário "De Olho" em Nova Rodada de Denúncias

    Crise Institucional em Goianésia do Pará: MP e Judiciário “De Olho” em Nova Rodada de Denúncias

    Taciano Cassimiro
    ·
    30 de novembro de 2025
    ​Dirceu, o mais votado do PT no Pará, lidera preferência para a chapa majoritária de 2026
    ​Dirceu, o mais votado do PT no Pará, lidera preferência para a chapa majoritária de 2026

    ​Dirceu, o mais votado do PT no Pará, lidera preferência para a chapa majoritária de 2026

    TN BRASIL TV
    ·
    30 de novembro de 2025
    Torcedor do Palmeiras morre em acidente em Lima antes da final da Libertadores
    Torcedor do Palmeiras morre em acidente em Lima antes da final da Libertadores

    Torcedor do Palmeiras morre em acidente em Lima antes da final da Libertadores

    Rhana Mendes
    ·
    29 de novembro de 2025
    CNT/MDA: Lula lidera e abre quase 20 pontos de vantagem sobre Michelle Bolsonaro
    CNT/MDA: Lula lidera e abre quase 20 pontos de vantagem sobre Michelle Bolsonaro

    CNT/MDA: Lula lidera e abre quase 20 pontos de vantagem sobre Michelle Bolsonaro

    Rhana Mendes
    ·
    29 de novembro de 2025
    Lula lidera com ampla vantagem sobre Eduardo Bolsonaro, diz pesquisa
    Lula lidera com ampla vantagem sobre Eduardo Bolsonaro, diz pesquisa

    Lula lidera com ampla vantagem sobre Eduardo Bolsonaro, diz pesquisa

    Rhana Mendes
    ·
    29 de novembro de 2025
    CNT/MDA: Lula mantém vantagem e marca mais que o dobro das intenções de Tarcísio
    CNT/MDA: Lula mantém vantagem e marca mais que o dobro das intenções de Tarcísio

    CNT/MDA: Lula mantém vantagem e marca mais que o dobro das intenções de Tarcísio

    Rhana Mendes
    ·
    29 de novembro de 2025
    CNT/MDA: Lula lidera com 38,8% e abre 11 pontos de vantagem sobre Bolsonaro em 2026
    CNT/MDA: Lula lidera com 38,8% e abre 11 pontos de vantagem sobre Bolsonaro em 2026

    CNT/MDA: Lula lidera com 38,8% e abre 11 pontos de vantagem sobre Bolsonaro em 2026

    Rhana Mendes
    ·
    29 de novembro de 2025
    Chicão encerra Alepa Itinerante em Breves reforçando compromisso com diálogo direto com a população
    Chicão encerra Alepa Itinerante em Breves reforçando compromisso com diálogo direto com a população

    Chicão encerra Alepa Itinerante em Breves reforçando compromisso com diálogo direto com a população

    TN BRASIL TV
    ·
    29 de novembro de 2025
    Tailândia investe em segurança: Prefeito Lauro Hoffmann entrega Kits Starlink ao 45º BPM
    Tailândia investe em segurança: Prefeito Lauro Hoffmann entrega Kits Starlink ao BPM

    Tailândia investe em segurança: Prefeito Lauro Hoffmann entrega Kits Starlink ao 45º BPM

    TN BRASIL TV
    ·
    29 de novembro de 2025
    TOP 10 - AS MAIS LIDAS

    • Pesquisa CNT aponta crescimento na avaliação do Governo Lula

      Pesquisa CNT aponta crescimento na avaliação do Governo Lula

    • PT se pronuncia sobre suposta filiação de Oruam

      PT se pronuncia sobre suposta filiação de Oruam

    • Ministro do STJ critica desrespeito à jurisprudência e alerta para prisões injustas por reconhecimentos irregulares

      Ministro do STJ critica desrespeito à jurisprudência e alerta para prisões injustas por reconhecimentos irregulares

    • Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa CNT

      Lula lidera todos os cenários para 2026, diz pesquisa CNT

    • Michelle Bolsonaro critica tempo de visita a Bolsonaro na PF

      Michelle Bolsonaro critica tempo de visita a Bolsonaro na PF

    • Lacombe sobre prisão de Bolsonaro "esperava uma reação popular" e "precisa [mos] da ajuda de Donald Trump"

      Lacombe sobre prisão de Bolsonaro “esperava uma reação popular” e “precisa [mos] da ajuda de Donald Trump”

    • CNT/MDA: Lula lidera com folga contra Michelle e Eduardo Bolsonaro em 2026

      CNT/MDA: Lula lidera com folga contra Michelle e Eduardo Bolsonaro em 2026

    • CNT/MDA: Lula lidera e abre quase 20 pontos de vantagem sobre Michelle Bolsonaro

      CNT/MDA: Lula lidera e abre quase 20 pontos de vantagem sobre Michelle Bolsonaro

    • Preso, Jair Bolsonaro tem crise de soluços e fica sem salários

      Preso, Jair Bolsonaro tem crise de soluços e fica sem salários

    • Mulher mata policial militar com facada no pescoço em Marabá

      Mulher mata policial militar com facada no pescoço em Marabá

    Alepa Em Foco

    Chicão encerra Alepa Itinerante em Breves reforçando compromisso com diálogo direto com a população

    By TN BRASIL TV29 de novembro de 2025

    Presidente da Alepa conduziu audiência pública e sessão ordinária no Marajó destacando escuta ativa das…

    Lu Ogawa (PP): Alepa Itinerante em Breves aproxima parlamento da população marajoara

    By Rhana Mendes27 de novembro de 2025

    O deputado estadual Lu Ogawa (PP) esteve presente, na terça-feira (25), na sessão da Alepa…

    Deputado Zeca Pirão articula melhorias para Belém em reunião com ‘Águas do Pará’

    By Rhana Mendes27 de novembro de 2025

    Nesta quarta-feira (26), o deputado estadual Zeca Pirão (MDB) cumpriu uma agenda voltada à melhoria…

    JusPará

    A NOTA da OAB-PA, a COP-30 e um EQUÍVOCO: a informação não é falsa

    By Taciano Cassimiro27 de novembro de 2025

    O texto publicado em 24 de novembro sob o título “Oportunidade Perdida…

    Absolvição após 20 anos: Júri de Breu Branco encerra caso de homicídio de 2004

    By Rhana Mendes27 de novembro de 2025

    O Tribunal do Júri da Comarca de Breu Branco, no Pará, absolveu um…

    Jair Bolsonaro e a semi-imputabilidade

    By César Ramos26 de novembro de 2025

    Os meus mais de 23 anos de advocacia me ensinaram que, em…

    China "O Império do Meio"
    “Um momento único para o Pará”, destaca secretário Adler Silveira na COP30
    By Rhana Mendes12 de novembro de 2025

    O jornalista Taciano Cassimiro, da TN Brasil TV, entrevistou o Secretário de Infraestrutura e Logística…

    A China é Capitalista?

    28 de janeiro de 2025

    Líder chinês Xi Jinping reúne-se com primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez

    9 de setembro de 2024

    Subscribe to Updates

    Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube LinkedIn
    • Página Inicial
    • Faça Sua Doação
    Colabore por um mundo melhor informado. Se utilizar nossos conteúdos cite a fonte!

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.