Pará | Com mais de 15 anos de advocacia, a advogada paraense Gabrielle Maués é candidata ao cargo de desembargadora pelo Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça do Pará (TJ-PA). Há 15 anos atua com direitos das mulheres e gênero.
Sócia do primeiro escritório do Pará especializados em direitos das mulheres e em atuação com perspectiva interseccional de gênero, reconhecida por sua defesa dos direitos humanos, equidade de gênero e fortalecimento das prerrogativas da classe.
Dos 29 inscritos para vaga ao Quinto Constitucional, 15 são mulheres, marca histórica. Uma mulher nunca foi escolhida para o desembargo no Pará pela OAB, outra marca histórica que poderá ser quebrada.
OAB
Na OAB Pará, presidiu a Comissão das Mulheres e Advogadas, liderando iniciativas como a campanha “Advocacia sem Assédio” e o projeto “#ContrateUmaAdvogada”. Também articulou a criação de uma pós-graduação em Gênero e Direitos Humanos, em parceria com a Escola Brasileira de Direitos das Mulheres e a OAB Piauí.
Assembleia Legislativa do Pará
Gabrielle integrou a Câmara Técnica Interinstitucional da Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU) e o Grupo de Trabalho da Procuradoria da Mulher da Alepa, representando a OAB Pará.
Sicoob Coimppa
Atua como Conselheira de Administração da Sicoob Coimppa, coordenando o primeiro Comitê Mulher da cooperativa. Sua trajetória combina prática jurídica, diálogo institucional e compromisso com uma justiça acessível e plural.
Quinto Constitucional
Atendendo a redação da TN Brasil TV, a advogada Gabrielle Maués destacou suas qualidades e motivação para o cargo no TJPA “Construir uma Justiça com Ética, Equidade e Democracia é o que me move profissionalmente. Estou pronta para assumir este compromisso a serviço da Magistratura”.
Quer saber mais sobre a advogada? Acesse:
Ver essa foto no Instagram